sábado, 31 de agosto de 2013
OLEDs atingem os 1900K (equivalente à luz de velas)
Investigadores conseguiram criar iluminação OLED com uma temperatura de cor de apenas 1900K - o equivalente à luz de uma vela. Um avanço importante uma vez que iluminação com temperaturas de cor elevadas (aquelas que nos parecem "azuladas", ou habitualmente conhecidas como "cold white") suprimem a produção de melatonina, hormona importante para a regulação dos nossos ciclos diários.
Até ao momento, não havia nenhuma luz produzida electricamente que ficasse abaixo dos 2000K, com as lâmpadas incandescentes "amarelas" a ficarem-se pelos 2500-2700K, o que já reduzia a produção de melatonina em cerca de 40%. Mas com este novo OLED passa a ser possível chegar-se aos 1900K, o que tem um impacto praticamente nulo (inferior a 2%) na melatonina, e sem os inconvenientes das velas.
Os investigadores dizem que será possível atingir os 1600K, referindo ainda que este OLED tem a vantagem adicional de não emitir infra-vermelhos (ou seja, não causará a sensação de calor). Mas ainda teremos que esperar algum tempo até vermos esta tecnologia chegar às lojas, uma vez que ainda há muito trabalho pela frente para melhorar a longevidade destes OLEDs... mas eventualmente, lá chegaremos ao ponto de ter luz em casa que podemos controlar completamente ao nosso gosto e com a temperatura de cor desejada (se bem que no caso das Philips Hue já o podemos fazer, dos 6500K aos 2000K).
[republicado do Aberto até de Madrugada]
quinta-feira, 29 de agosto de 2013
HDBaseT 2.0 que simplificar a cablagem nos Home Theaters
O mundo pode ser um local que funciona cada vez mais "sem fios", mas quando chegamos às nossas salas nem sempre é fácil gerir a confusão de cabos que se origina entre as aparelhagens áudio, leitores blu-ray, consolas, amplificadores AV, etc.
O HDBaseT quer simplificar tudo isso usando a comum cablagem CAT5e/6 usada para as redes, agregando todo o tipo de sinais e comunicações num único cabo, e que agora ficar ainda melhor com a versão 2.0. Usando-se equipamentos HDBaseT podemos ter vídeo HD até 8Gbps, áudio, ethernet, power, e canais de controlo, tudo num único cabo. Com a versão 2.0 chega também o suporte para USB 2.0, facilitando a integração de equipamentos que estejam até 100m de distância.
Outro dos objectivos desta nova revisão é baixar os custos deste formato para que os equipamentos compatíveis se possam tornar mais atractivos para os consumidores. Esperemos que sim, mas é coisa que só poderemos acreditar quando os virmos à venda com as etiquetas bem visíveis.
terça-feira, 27 de agosto de 2013
iDoorCam deixa-te ver quem toca à Campanhia
Uma das coisas que mais frequentemente me perguntam (relativamente às questões direccionadas para "A Minha Alegre Casinha") é como poderão ver quem toca à campainha quando não estão em casa. Por norma, isso é coisa que se pode desenrascar usando câmaras IP e mais alguns acessórios, mas para quem não se quiser chatear muito, tem neste iDoorCam uma excelente solução.
O iDoorCam é mais um caso de sucesso no Indiegogo, tendo já angariado quase três vezes o valor pretendido, e oferece um pequeno módulo que colocam no sítio da vossa campainha e que inclui uma câmara integrada, sensor de movimento, microfone, coluna de som e comunicação WiFi. Sempre que alguém toca receberão um aviso no vosso smartphone (iOS ou Android) e poderão ver quem está à vossa porta assim como falar com eles.
A existência do sensor de movimento permite que o sistema vos alerte mesmo no caso de quem passar por perto e não tocar à campainha - o que poderá ser bastante útil para detectarem se há algum "suspeito" a fazer demasiadas visitas à vossa porta.
O preço de $127 (cerca de 95€) não me parece exagerado para este tipo de produto, sendo que a única questão que gostaria de ver esclarecida é de que forma é que o serviço poderá ser garantido caso - prevendo-se o pior cenário possível - a empresa deixe de existir daqui por alguns meses/anos. Como ficarão os clientes que estão dependentes do seu serviço para o envio das notificações, etc.?
Penso que também poderia ter incluído um output controlado remotamente que pudesse ser ligado a um trinco electrónico para permitir a abertura remota da porta (que seria interessante para alguns casos que não fossem de segurança crítica)... embora tenham a função de "desligar" a campainha de vossa casa em momentos que não queiram ser incomodados.
[republicado do Aberto até de Madrugada]
domingo, 25 de agosto de 2013
Canary - Sistema de segurança para casa "tudo-em-um"
Hoje em dia é relativamente simples comprar uma câmara IP barata para nos permitir ver o que se passa em casa. Mas esse é apenas um primeiro passo que inevitavelmente nos faz querer ter sempre mais coisas, como a possibilidade de saber a temperatura, ter alertas sempre que algo de anormal se passar, etc. etc.
Este Canary é um sistema integrado que junta uma câmara HD com sensores de movimento, temperaturam humidade, qualidade do ar, acelerómetros, colunas e sirene de alarme - e que tem feito grande sucesso no Indiegogo, com mais de $1.5 milhões já angariados (quando o objectivo inicial eram apenas $100,000).
Por $199, torna-se uma opção interessante para quem procurar uma solução pronta a usar sem chatices de andar a comprar diferentes módulos individualmente e ter que se "desenrascar" para os colocar a funcionar em conjunto.
A nível do software, prometem que o sistema será capaz de aprender as rotinas dos utilizadores, de modo a minimizar o número de alertas falsos, e conta com um sistema de activação e desactivação por geofencing (ou seja, activa-se assim que sairem de casa e desactiva-se quando se aproximam - usando a app respectiva nos smartphone.
Por fim... resta a questão da privacidade. Pois toda esta facilidade e versatilidade é conseguida à custa das imagens serem transmitidas e guardadas na "cloud" do Canary. Pelo que, restará a cada um decidir entre a comodidade do serviço (mesmo sabendo que pode activar o modo de privacidade, onde nada é transmitido), ou se prefere optar por um sistema onde fique tudo a seu cargo (e onde também terá que estar bem consciente quanto a possíveis riscos de segurança que podem igualmente criar uma janela aberta para o que se passa em sua casa.)
[republicado do Aberto até de Madrugada]
sábado, 24 de agosto de 2013
Câmaras Foscam Inseguras ou Mal-configuradas?
Penso que começa a chegar a um momento em que se deveriam deixar de fazer títulos sensacionalistas por tudo e por nada - a não ser que haja realmente motivos para preocupações. É que, é inevitável que tudo o que estiver ligado à internet poderá ser alvo de tentativas de hacking, mas há que distinguir os problemas reais: de algo que por exemplo, permita o acesso indevido usando-se uma vulnerabilidade que permite ultrapassar os sistemas de segurança; dos acessos que são permitidos por desconhecimento ou ignorância dos utilizadores.
É certo que ninguém gostaria de passar por algo como aqui aconteceu, de uns pais ouvirem vozes a vir do quarto da sua filha bebé, e descobrirem que era um anormal a berrar insultos através da câmara Foscam (alguns modelos têm sistema de coluna/microfone para permitir comunicação bidireccional). Mas... que outra coisa se esperaria de alguém que liga a sua câmara à internet para poder aceder remotamente de qualquer lado, e depois não define uma password (ou utiliza uma password password facilmente ultrapassada)?
Sim, os fabricantes deverão fazer os possíveis para clarificar os riscos e incentivar que os utilizadores implementem as devidas medidas de segurança... Mas não me parece realista esperar que o fabricante de uma câmara IP dê um curso completo de segurança de redes a cada cliente que compre uma das suas câmaras - especialmente quando muita dessa segurança irá depender de componentes de terceiros, como o router que eventualmente utilizarem em casa.
É tudo uma questão de bom senso: se estão a colocar em casa qualquer equipamento que permitirá o acesso "de fora", será preciso ter precauções especiais com ele, pois temos que assumir que existirão milhões de ataques que tentarão aproveitar-se disso. Isto aplica-se tanto a uma câmara IP como as da Foscam como a um PC que deixam a funcionar para acederem remotamente, ou a um disco partilhado que podem aceder de qualquer lado. A primeira coisa a fazer é definirem uma password que garanta uma boa segurança, se possível com sistema que vos permita ver se estão a existir tentativas de acesso indevido; e se possível recomendo também que mudem as portas de acesso para locais diferentes dos pré-definidos de origem. Ou seja... se a porta default de acesso ao serviço fosse a porta 80, então configurem o serviço (ou o router) para que o acesso externo passe a ser feito através da porta "41234" (escolham ao vosso gosto). Assim, reduzem drasticamente o número de tentativas de ataque que vão testar as portas "originais".
[republicado do Aberto até de Madrugada]
sexta-feira, 23 de agosto de 2013
Lâmpadas LED Baratas podem ser Mortais
Penso que a grande maioria de nós utiliza a internet para procurar os melhores negócios, e por vezes encontramos produtos a preços tão irresistíveis que nem hesitamos em comprar. Infelizmente, por vezes o barato sai caro - e no caso que vos trago hoje - pode mesmo custar a vida a alguém. No caso de uns spots LED com ficha GU10 comprados no ebay por um preço de cerca de 3€, a sua boa aparência inicial esconde falhas de segurança assustadoras.
O que se passa é que esta lâmpada não tem vidro de protecção, algo que se torna problemático quando na sua face tem um ponto de contacto que poderá estar ligado directamente aos 230V da rede - sendo uma autêntica lotaria, dependendo da posição em que encaixarem a lâmpada (tanto poderá ficar com o "neutro" com com a "fase").
A somar isto, a "placa" onde são montados os LEDs é apenas uma rodela de alumínio, onde o isolamento é feito apenas pela camada de tinta que está à face, e que também se torna num desastre iminente prestes a acontecer, podendo originai um curto-circuito, ou fazer com que os 230V se propaguem para o dissipador, transformando-a numa armadilha potencialmente mortal para quem lhe puser a mão.
... Fica o alerta!
quarta-feira, 21 de agosto de 2013
A Electricidade dos 180 aos 280V da EDP
Foi no passado sábado (dia 17 de Agosto) que tive a infelicidade de acordar para descobrir as várias UPS que tenho, a apitar - o que raramente é bom sinal. Aparentemente tudo estava normal, as lâmpadas continuavam a acender, o frigorífico a trabalhar, mas os computadores... esses já se tinham ido abaixo, e as UPS estavam "malucas" a comutar continuamente (e são UPS online, capazes de regular a tensão de entrada para evitarem estarem continuamente a saltitar entre a bateria/AC à menor variação).
Suspeitei que fosse algum problema na tomada, e por isso mudei a minha "tomada oficial" do material informático (que tem filtros e outras coisas que tais, por causa de não interferir com as comunicações powerline/X10) para outra tomada. Mas o problema persistia, a cada poucos segundos, lá começam a disparar e a apitar.
Mais concretamente, dos valores que consegui apanhar em fotos, foi dos 177V aos 283V.
Fiquei em pânico e comecei a desligar tudo o que pude das tomadas, e liguei para a EDP - que tratou do caso com celeridade, enviando uma equipa técnica ao local para averiguar o que se passava, medindo a tensão no meu apartamento (e comprovando que realmente algo de errado se passava) e depois passando para a entrada do prédio.
Passado algum tempo, vieram a descobrir que tinham sido roubados uns cabos de cobre do posto de transformação, e dai o comportamento estranho das voltagens.
Esta brincadeira deverá ter "derretido" bastante material a muitas dezenas de famílias, que agora vão ter que andar a chatear-se e a perder tempo para resolver o assunto, e esperar que a EDP venha a cobrir todos os prejuízos. No meu caso, a lista foi extensa mas dou-me por feliz por não ter sido bem pior, considerando todo o tipo de tralha electrónica que tenho ligada. Assim por alto, várias fontes de alimentação, uma UPS (das 3 três que tenho, as outras 2 aguentaram-se), um PC (falta saber se foi só a fonte ou "foi tudo"), um router WiFi e uma câmara IP.
Vamos lá ver como decorre o processo... e na lista de compras já coloquei comprar mais uma tomadas com protecção contra sobrecargas, pois - coincidência ou não - todas as coisas que estouraram estavam ligadas a tomadas normais, enquanto que as que tinha ligadas a extensões com protecção, nada se avariou.
Ainda assim, fico intrigado por saber porque motivo os disjuntores no quadro não dispararam... não deveria haver um sistema de protecção contra tensões excessivamente elevadas, como aconteceu neste caso?
Vamos esperar que a EDP seja tão rápida a tratar das indemnizações e pagamentos como foi a enviar a equipa para verificar e corrigir o problema.
Actualização: não só não foi rápida como agora diz que não é nada com eles!
segunda-feira, 19 de agosto de 2013
Vidro Inteligente pode bloquear Calor ou Luz
O vidro é algo que tem permanecido praticamente inalterado ao longo dos séculos. Hoje em dia usamos janelas com "vidro duplo" e até "triplo" na tentativa de o tornar mais eficiente como separador térmico mas... isso impede que se aproveite o calor do sol quando interessa, e se mantenha a casa fresca quando é isso que pretendemos. Agora, poderemos estar mais próximos de uma solução com um novo vidro inteligente em que podemos seleccionar se queremos que deixe passar a luz ou calor, conforme a situação.
A novidade deste sistema de nano-cristais aplicados no vidro é que permite controlar de forma independente a passagem de luz no espectro visível e também no infra-vermelho (calor). Assim, podemos seleccionar se queremos que a casa esteja iluminada pela luz exterior mas sem que o calor entre - ou também bloquear a luz exterior de forma a ter mais privacidade (ou for altura de ver um filme na sala).
... Agora só nos falta esperar que esta tecnologia chegue aos circuitos comerciais... e que tenha um preço acessível!
sábado, 17 de agosto de 2013
GravitySpace - Chão Inteligente que Reconhece os Utilizadores
Já temos visto muitos projectos que recriam a posição e movimentos de pessoas reais num mundo virtual, usando câmaras 3D como o Kinect. Mas hoje trago-vos um sistema que faz o mesmo tipo de coisa usando apenas informação da pressão feita num chão inteligente que também pode apresentar imagens projectadas: o GravitySpace.
O sistema no seu estado actual não será de muita utilidade em ambientes domésticos, uma vez que necessita de um chão transparente com um sistema de câmaras, projectores e espelhos sob si. Mas o que interessa é que isto permite ter uma imagem de alta resolução sobre tudo o que toca no chão e com que pressão.
Usando esta informação, o GravitySpace consegue inferir a posição e movimento das pessoas - sem recorrer a câmaras extra. Por exemplo, pressão extra sobre um dos pés significará que se está a levantar o outro pé, enquanto que uma pressão sobre a parte da frente indicará que se está prestes a dar um passo.
Nem sempre as previsões são correctas ou tão imediatas como se poderiam saber usando uma câmara 3D, mas o resultado é incrível.
(Não se deixem é enganar pelas imagens projectadas no chão e que parecem criar um ambiente virtual invertido - isso é coisa que é feita unicamente para ficar "bonita" do ponto de vista da câmara que está a fazer a filmagem, já que para as pessoas presentes na sala, as imagens apareceriam completamente distorcidas do seu ponto de vista... pelo menos até que se arranjem uns projectores holográficos! ;)
[Republicado do Aberto até de Madrugada]
quinta-feira, 15 de agosto de 2013
Chinês constrói Mansão em Pedra no Topo de Edifício
Certamente já terão passado por edifícios onde um dos condóminos terá decidido fazer algumas obras não declaradas que destoam um pouco (bastante) do enquadramento arquitectónico original. Mas será pouco provável que alguma vez tenham visto algo como o que o senhor Zhang Biqing fez na sua penthouse no topo de um edifício em Beijing.
Ter uma penthouse com mais de 500m2 não era suficiente para este excêntrico senhor, que passou os últimos anos a criar uma "mansão" no topo do edifício de 26 andares, causando preocupações aos restantes habitantes quanto aos eventuais riscos de segurança causados na estrutura (havendo até casos de agressão contra alguns vizinhos descontentes.)
Mais engraçado é que mesmo sendo uma construção ilegal, as autoridades dizem que apenas irão demolir a "obra" caso não sejam apresentados dados concretos que comprovem a sua segurança. Ou seja... é quase certo que a coisa poderá permanecer mediante a apresentação de uns "papéis" desenrascados pelo dono.
... Quantos aos vizinhos que têm sido confrontados com problemas de infiltrações, ruído, e tudo o mais... o melhor é mesmo "sair de baixo"!
terça-feira, 13 de agosto de 2013
Cloogy disponível na Worten
A partir de agora será mais fácil encontrar o Cloogy, o sistema de monitorização dos consumos eléctricos desenvolvido pela ISA. Este produto passa a estar disponível, e em exclusivo, nas lojas físicas da Worten, obtendo assim maior visibilidade e sensibilizando os portugueses para a necessidade de um melhor aproveitamento da energia - e onde o primeiro passo para o fazer passa pela monitorização dos consumos.
A simples monitorização dos consumos faz com que rapidamente se descubram potenciais "falhas" - desde equipamentos que estão a gastar mais do que deviam; a situações onde algo possa ficar ligado por esquecimento. Ajudará também a ajustar algumas rotinas de forma a poder tirar o máximo partido de tarifas bi-horárias; e onde o histórico permitirá saber que tal está a ser a nossa evolução ao longo do tempo e obter dados mais concretos sobre os prazo de amortização quando se trocam equipamentos por outros mais eficientes: se calhar, a troca do vosso velho frigorífico gastador por outro mais eficiente poderá estar pago automaticamente ao final de alguns anos apenas com a poupança que vos vai proporcionar.

A gama Cloogy é composta por três artigos: o Go (€199) com o kit básico; o Home (€239) com um ecrã remoto para apresentação dos dados em tempo real; e o Premium (399€) com um tablet e dois módulos de tomada.
Poderão encontrá-los à venda nas lojas Worten de Matosinhos, Colombo, Vasco da Gama, Cascais, Oeiras e Guia, podendo ser adquiridos em dez prestações sem juros, através do cartão de crédito Worten.
[Originalmente publicado no Aberto até de Madrugada]
domingo, 11 de agosto de 2013
Projection Mapping no Arco da Rua Augusta em Lisboa
Temos visto muito exemplos de projection mapping em fachadas de edifícios, mas nem sempre temos a oportunidade de os ver ao vivo. Para quem estiver por Lisboa, poderá querer aproveitar a oportunidade para ver até ao próximo dia 18, o espectáculo "Arco de Luz" que nos conta a história do Arco da Rua Augusta.
Este espectáculo foi concebido pelos artistas Nuno Maya e Carole Purnelle do atelier OCUBO.com, e será projectado todos os dias às 21h30, 22h30 e 23h30.
Será uma excelente forma de ficar a conhecer um pouco mais sobre este arco com quase 240 anos de História, e um dos elementos mais emblemáticos da Baixa Pombalina na nossa capital.
[fotos do António Mourão, vídeo do Ivo Gomes]
sexta-feira, 9 de agosto de 2013
Janelas com Water Cooling
Vivemos em constantes batalhas diárias para manter as nossas casas e edifícios à temperatura ideal, gastando enormes quantidades de energia para os aquecer ou arrefecer - e onde as janelas acabam por ser um dos principais inimigos, permitindo que o calor do sol entre mesmo quando desejámos manter o interior mais fresco.
Investigadores da Universidade de Harvard decidiram criar um método bastante interessante para lidar com este problema, criando vidro com pequenos canais de circulação de água e que assim permitem absorver o calor, mantendo o vidro a uma temperatura mais reduzida.
Este sistema necessita de um fluxo muito reduzido de água (estimam que apenas 2ml de água a circular por minuto será suficiente para baixar a temperatura do vidro em 8ºC), o que faz com que a energia necessária para manter a temperatura reduzida seja muito inferior à energia térmica que poderá ser recuperada.
Embora não me pareça que este sistema se venha a tornar suficientemente prático para ser utilizado em nossas casas (sistema de circulação de água, etc. etc) será sem dúvida algo com bastante potencial para aplicação em edifícios em zonas com forte incidência solar, assim como para painéis solares onde seja vantajoso manter uma temperatura mais reduzida para aumentar a sua eficiência. (E já agora, porque não aplicá-la também aos automóveis com os tejadilhos em vidro? :)
quarta-feira, 7 de agosto de 2013
Catálogo IKEA 2014 com Realidade Aumentada
A IKEA volta a dar uso à realidade aumentada para promover os seus produtos e catálogo (2014), com as suas apps de catálogo para iOS e para Android. Para além de poderem ver os produtos disponíveis, agora poderão ver como é que eles ficarão em vossa casa usando a revista como "marcador".
Ou seja, poderão pousar a revista em qualquer lado, e quando olharem para a vossa casa pelo ecrã do vosso smartphone poderão ver que tal ficará o sofá, mesa, mobiliário, ou qualquer outra peça que desejem ver. Neste catálogo de 2014 estão disponíveis cerca de 90 artigos que suportam esta funcionalidade de visualização 3D em realidade aumentada.
Uma forma divertida de promover os seus produtos... e que também acaba por ser útil para nos dar uma melhor noção de como algo ficará em nossa casa, já que nem sempre é fácil imaginar como é que ficará depois de lá estar. Toca a fazer o download da app, e pedir um dos catálogos de 2014 para lhe dar uso.
segunda-feira, 5 de agosto de 2013
Philips Hue passa a ter Fitas Led e Lâmpadas Bloom Portáteis
A Philips está prestes a expandir a gama Philips Hue de lâmpadas inteligentes, dando resposta aos pedidos dos utilizadores que desejam formas mais variadas para iluminarem (e decorarem) os seus lares como pretendem. Depois das lâmpadas de estilo tradicional chega agora a vez de darmos as boas vindas a fitas LED e às lâmpadas portáteis "Bloom" que podem ser colocadas em qualquer lado onde desejarem realçar algum elemento (ou simplesmente criar uma iluminação cénica).
Tal como as Hue originais, a grande vantagem destas novos elementos é a possibilidade de serem facilmente controlados remotamente, tanto manualmente como por acções temporizadas ou respondendo a diferentes eventos (têm até integração com o IFTTT, de modo a poderem criar as vossas próprias acções, como acender/apagar/piscar uma luz em resposta ao estado do tempo, ou de emails, ou de muitas outras coisas).
O grande problema deste sistema continuará a ser o seu preço, pois com preços de $89.95 pela fita LED de 2m, e $79.95 pela lâmpada Bloom portátil - a que acresce o gateway ZigBee que é fornecido no pack das lâmpadas Philips Hue normais (€199.95), já estão a ver que a brincadeira não fica nada barata.
Ainda assim, é bom ver a Philips a apostar cada vez mais neste segmento... e lá chegará o dia em que todas as lâmpadas terão ZigBee de origem sem ter que se pensar nisso (e a preço "irrelevante").
sábado, 3 de agosto de 2013
Arrumação secreta debaixo do vão das escadas
Hoje regressamos ao sempre interessante tema dos espaços secretos, e vemos como um vão de escadas que habitualmente ficaria desaproveitado se pode tornar no espaço ideal para criar uma zona de arrumação secreta longe de olhares indiscretos.
É uma espaço onde poderão guardar tralhas volumosas de uso ocasional (como as decorações e árvore de Natal), libertando espaço de arrumação "visível" que melhor será utilizado para coisas de uso mais frequente - e como é algo que também faça despercebido a quem não conhecer o segredo, poderá também ser usado para esconder alguns bens valiosos que não queiram deixar nos locais tradicionais onde um ladrão irá procurar seguramente.
O único senão é que este tipo de operação é bem mais simples no estilo de construção americano, onde as casas são feitas com paineis sobre uma estrutura de madeira - o que simplifica a operação de "corte" das paredes. Mas, fica a ideia em jeito de inspiração, pois poderão ter algum espaço que possa usufruir de técnica idêntica para aproveitamento de espaço.
quinta-feira, 1 de agosto de 2013
Belking lança Interruptor de Parede WeMo
Quando se quer controlar remotamente as luzes em nossa casa, é fácil adicionar micro-módulos que ficam escondidos em qualquer lado. Mas uma coisa que as pessoas muitas vezes se esquecem é que continua a ser mais prático ter interruptores nas paredes para controlar as luzes do que ter que andar constantemente com um smartphone ou comando remoto para ligar/desligar as lâmpadas.
Isso é algo que a Belkin sabia, e agora apresenta o seu interruptor de parede WeMo que permite aos utilizadores controlarem as suas lâmpadas com um simples toque. Claro que este interruptor WiFi não se fica por aqui... Sendo um interruptor inteligente, continua a ser possível controlá-lo remotamente a partir de qualquer lugar do planeta usando a app WeMo (que para além da versão iOS também conta agora com uma versão final para Android).
Com um preço de $50 não será propriamente barato, mas está em linha com o custo deste tipo de produtos. Infelizmente, a sua vantagem é também uma desvantagem... pois poderá dar-se o caso do interruptor não se enquadrar com a decoração ou formato físico do espaço que tiverem disponível (e nesse caso, volta a ser mais recomendado usar micro-módulos escondidos atrás de interruptores convencionais).
... Em breve deverei receber uns interruptores de parede com controlador para fitas LED RGB, e logo vos direi que tal é que aquilo se enquadra com o nosso tipo de construção/instalação.
Subscrever:
Mensagens (Atom)