sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Janelas com Water Cooling


Vivemos em constantes batalhas diárias para manter as nossas casas e edifícios à temperatura ideal, gastando enormes quantidades de energia para os aquecer ou arrefecer - e onde as janelas acabam por ser um dos principais inimigos, permitindo que o calor do sol entre mesmo quando desejámos manter o interior mais fresco.

Investigadores da Universidade de Harvard decidiram criar um método bastante interessante para lidar com este problema, criando vidro com pequenos canais de circulação de água e que assim permitem absorver o calor, mantendo o vidro a uma temperatura mais reduzida.


Este sistema necessita de um fluxo muito reduzido de água (estimam que apenas 2ml de água a circular por minuto será suficiente para baixar a temperatura do vidro em 8ºC), o que faz com que a energia necessária para manter a temperatura reduzida seja muito inferior à energia térmica que poderá ser recuperada.

Embora não me pareça que este sistema se venha a tornar suficientemente prático para ser utilizado em nossas casas (sistema de circulação de água, etc. etc) será sem dúvida algo com bastante potencial para aplicação em edifícios em zonas com forte incidência solar, assim como para painéis solares onde seja vantajoso manter uma temperatura mais reduzida para aumentar a sua eficiência. (E já agora, porque não aplicá-la também aos automóveis com os tejadilhos em vidro? :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails