segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Conforto: histórico da temperatura ambiente

Uma das preocupações principais em quem se interessa pela domótica (casas inteligentes) é o conforto.

No que respeita a optimizar o funcionamento do ar condicionado, aquecimento central, termoventiladores, radiadores, ou qualquer outro método de climatização, o "cérebro" da casa pode ajudar de forma bem mais inteligente que um temporizador ou um termostato.

No meu caso, não tendo ainda optado pela instalação de um sistema de ar condicionado, prefiri fazer uma análise às temperaturas que tenho nas várias divisões - por forma a melhor determinar as necessidades.

Para tal, e visto que já tinha um receptor RF compatível instalado no PC central (para fazer o controlo do consumo eléctrico), optei por usar 4 módulos com sensor de temperatura e humidade da Oregon Scientific, modelo THGR228N:



Isto permite-me manter um registo das temperaturas e humidades em várias partes da casa: quartos, salas, escritório.

Inicialmente fiquei surpreendido positivamente pela oscilação reduzida das temperaturas ao longo do dia - sinal que o apartamento está bem isolado termicamente. Mesmo nos dias com grandes oscilações exteriores de temperatura, a minha casa não passa dos 2-3ºC de variação interna. (Pensava que iria haver uma diferença muito maior.)


O gráfico superior mostra a variação de temperatura e humidade dos 4 sensores ao longo de um dia (sobrepostos às temperaturas dos dias anteriores). A escala vertical é de 5ºC por divisão.
A partir das 19h pode ver-se claramente um pico que elevou a temperatura acima dos 20ºC - quando liguei o aquecimento ontem no quarto e na sala.

O gráfico de baixo, mostra as temperaturas e humidades ao longo dos últimos 24 dias - vendo-se a tendência de descida de temperatura dos últimos 10 dias, passando de temperaturas médias de 22ºC para cerca de 18ºC.


Com todos estes dados torna-se muito mais simples avaliar as necessidades de climatização de uma casa, e ter um muito maior controlo sobre a sua aplicação e eficiência.


Da próxima vez explicarei como fiz o mesmo, para a análise e monitorização do consumo eléctrico.

11 comentários:

  1. Como também sou um gajo da tecnologia, cá estou eu outra vez... Daqui a uns 7 ou 8 anos também devo seguir os teus passos, portanto deixa-me ir aprendendo...

    Parabéns pela iniciativa

    ResponderEliminar
  2. Bem vindo aqui a "casa". :)

    Fazes bem, que estas coisas têm que ser planeadas a longo prazo.
    (Eu também já andava a pensar nisto há muitos anos, mas só recentemente é que deitei mãos-à-obra - embora tivesse requisitado algumas alterações quando tinha o apartamento em construção)

    De resto, há muitas aplicações simples que se podem usar mesmo num único quarto ou sala, e que já resolvem muitas situações a um custo extremamente baixo.

    O que importa é ir "brincando" e aproveitando o que pode. :)

    ResponderEliminar
  3. Que modelo de sensores da Oregon usou?

    ResponderEliminar
  4. Oregon Scientific modelo THGR228N.

    (E actualizei o post para indicar isso mesmo - tinha sido falha minha não referenciar esse ponto)

    ResponderEliminar
  5. Excelente artigo.
    Já agora conhece algo parecido mas com fios (X10, ethernet)?
    É que queria evitar ao máximo expor a minha filha (ainda bébé) a "radiações" wireless.

    ResponderEliminar
  6. É provável que haja soluções "com fios", mas não estou informado sobre elas.

    A comodidade dos sistemas sem-fios faz com que sejam os mais procurados - e como tal, os mais comuns.


    E embora entenda perfeitamente a sua preocupação, aproveito para relembrar que os transmissores existentes neste tipo de aparelhos são infinitamente mais fracas que as radiações electromagnéticas que constantemente nos bombardeiam, das emissoras de rádio, TV, e telemóveis.

    ResponderEliminar
  7. Muito porreiro este artigo. E com o Inverno a bater à porta vem mesmo a calhar! Acho que deve andar muita gente à procura de controlar as temperaturas da casa.
    Já agora seria interessante referir no artigo o software utilizado para guardar as temperatura (os gráficos foram gerados lá?) Qual o receptor que utilizou, ou se usou algum datalogger do qual posteriormente extraiu os dados.
    Vou dar mais uma volta pelo blog, pois parece-me que vou gostar...

    ResponderEliminar
  8. É o mesmo receptor usado para o controlo do consumo eléctrico.

    (Já actualizei com link no post, que realmente quem chegar directamente a este artigo não tem referência para isso. :)

    ResponderEliminar
  9. Esqueci-me de falar no software:

    Trata-se de um programa em VB, usando a base do programa que é fornecido com o receptor RFXcom, que permite fazer o Log de todos os dados recebidos.

    Apenas alterei para passar a usar o MySQL para guardar os dados (já que é "fruta a mais" para guardar num simples ficheiro de texto - já são quase 4 milhões de registos) e adicionei um ecrã que mostra também os valores em modo gráfico - esses tais gráficos que estão ali.

    No entanto, está tudo feito à pressa, pois a parte essencial é guardar os dados - a parte da visualização é para ir sendo feita, de preferência de forma a que possa ser vista num browser, pois assim fica disponível de qualquer ponto da casa sem necessidade de programas especiais.

    ResponderEliminar
  10. Gosto do mote que lançaste aqui.

    Principalmente porque já temos pano para mangas. A minha vivenda tem uma cave com 3m80 de pé direito, normalmente com uma temperatura muito inferior ao rés do chão.

    Já o sótão habitável (a remodelar e isolar) costuma ter temperaturas elevadissimas.

    Enquanto que vou começar por isolar as paredes exteriores e os pisos com flutoantes, tenho ponderado frequentemente num sistema que fizesse automaticamente aquilo que estou farto de fazer como todos na aldeia fazemos no verão:

    Abrir as janelas todas á noitinha, e fechar ás 9 da manhã. E as diferenças, são bem maiores, até porque em baixo está sempre fresco, e em cima está sempre quente :)

    Mas pronto para já so tenho alguma curiosidade em ter ideia de saber como monitorar e comandar um circuito de ventilação e temperaturas (até porque aqui em lisboa, com a cave e r/c do estúdio tenho problema similar).

    ResponderEliminar
  11. @Nawa

    Pois, é uma das possibilidades.
    Eu faço algo do género, fechando e abrindo os estores... mas o ideal era mesmo ter a abertura das janelas automatizada. :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails