segunda-feira, 28 de março de 2011

Análise ao iRobot Roomba


Demorou... mas eis que tenho o privilégio de finalmente vos apresentar a nossa análise ao iRobot Roomba 555 - um equipamento que nos gentilmente oferecido pela Cleverhouse, e que brevemente irá ser oferecido a um de vocês, por intermédio de um passatempo no Aberto até de Madrugada.

Actualização: passatempo para ganhares este Roomba já está a decorrer! :)

Poderá não ter a câmara de vigilância de outros aspiradores robot, nem ser o modelo mais avançado da gama Roomba, mas podem crer que este pequeno aspirador robótico doméstico tem tudo o que é necessário para vos ajudar a poupar tempo. Tempo que habitualmente seria gasto a manter a casa o mais limpa possível, e que assim ficará disponível para se dedicarem a coisas mais interessantes e proveitosas.

O iRobot Roomba 555

Abrir a caixa de um Roomba pela primeira vez pode ser um pouco assustador, não pela quantidade de peças que tem (que até são poucas), mas sim pelo aspecto estranho que têm...


Mas descansem, pois tudo tem a sua função, que rapidamente se tornará óbvia e clara.
Um ausência que se fará notar - mas não deixará saudades - é o manual de instruções. Para quem esperasse ter um volumoso manual sobre como colocar o Roomba em funcionamento, irá ficar desapontado, pois encontramos apenas um pequeno livro, com umas poucas páginas.

Afinal, este Roomba vem para nossas casa para nos facilitar a vida, e se obrigasse a "tirar um curso" para o por em funcionamento... isso não seria muito correcto. Trata-se mesmo de um aparelho de ligar e já está. E se recorrerem à funcionalidade de agendamento automático, nem têm que se preocupar com mais nada a não ser despejar o depósito do lixo regularmente (ou quando ele vos avisar.)

Em pormenor

Quem estiver preocupado sobre a capacidade deste robot "rasteirinho" passar sobre tapetes grossos, pode ficar descansado. O Roomba tem uma "suspensão" que faria inveja a muito veículos de todo-o-terreno, e é capaz de ultrapassar praticamente todos os obstáculos que se podem encontrar no chão de nossas casas.



Na sua parte inferior encontramos ainda todos os elementos essenciais ao seu bom funcionamento, e alguns dos segredos que lhe permitem evitar "armadilhas", como no caso das escadas. Temos as escovas de limpeza, vários sensores, contactos de recarregamento da bateria, e uma escova rotativa que chega aos cantos (que tem também um sistema anti-encravamento quando detecta que se enrolou nalgum cabo ou tapete.).


Quanto aos utensílios estranhos, um deles é um mecanismo de limpeza das escovas de limpeza, e o outro é um filtro de substituição que se coloca facilmente no compartimento de recolha do lixo.


Por fim, temos ainda um outro acessório, que permite criar uma parede virtual para evitar que o Roomba tente aceder a zonas que não se desejem.


Há ainda outro tipo de acessório (não é fornecido com este modelo), que funciona de forma semelhante a um "farol", para ajudar o Roomba a navegar em múltiplas divisões, servindo de ponto de controlo para que ele saiba regressar à base.
No meu caso, mesmo tendo-o deixado "por si só", pela casa toda (salas, quartos, cozinha e casas de banho), ele nunca se perdeu e sempre regressou à sua base de carregamento. (Excepto nas poucas situações em que ficou "encravado", e que referirei mais abaixo.)


Outra das funcionalidades interessantes, e que tornam este pequeno Robot aspirador Roomba numa "maravilha" em que nem precisamos pensar, é a possibilidade de agendarmos rotinas de limpeza automática.
Basta programar os dias e horas em que desejamos que ele dê uma limpeza à casa... e nunca mais teremos que nos preocupar com ele. (Excepto a parte de esvaziar o depósito, e uma ou outra limpeza ocasional às escovas e filtro).


O Roomba possui diferentes modos de limpeza, tanto passeando pela casa de forma aparentemente aleatória, como seguindo meticulosamente todas as paredes e reentrâncias das portas. Os seus sensores permitem-lhe também detectar quando está prestes a chocar com algum obstáculo/parede, e nesse caso reduz a velocidade.
Tem ainda um modo de detecção de sujidade, que faz com que se concentre mais intensivamente na área afectada (e que pode ser activada manualmente, caso se deseje, no botão "SPOT".)


Em Funcionamento

Não há muito a dizer sobre o pequeno Roomba. Como disse, a ausência de um volumoso manual deixará alguns clientes avançados um pouco frustrados... Mas a realidade é que é mesmo um aparelho de "ligar e esquecer" - o que no fundo é o que se pretende!

A nível de ruído, o barulho deste Roomba não é excessivo quando comparado com os aspiradores convencionais. Certamente não será agradável (nem apropriado) de usar à noite em apartamentos, mas... o mesmo se aplica a qualquer outro dispositivo de aspiração.

Claro que há também alguns imprevistos... Por algumas vezes cheguei a casa  e descobria que o Roomba não estava na base, depois da sua volta de limpeza agendada. Dava então início a uma interessante aventura de "Caça ao Roomba", para descobrir onde ele se tinha metido.

Não é coisa que aconteça com frequência, mas por vezes, ele fica preso em tapetes, como se pode ver na foto abaixo.
Nestes casos, o Roomba tem também um sistema de diagnóstico por voz, "queixando-se" do que está mal. :)


Apreciaçao Final



A grande questão que se coloca é... será que se justifica pagar cerca de 500€ por um destes pequenos aspiradores Robot? A resposta terá que ser equacionada por cada um de nós: que valor tem para vocês o vosso tempo livre? Se o tempo que passam a aspirar a vossa casa em nada vos incomoda, então será difícil justificar esta despesa extra.

Por outro lado, se desejam que o tempo semanal que passam a aspirar a vossa casa fosse melhor passado noutras actividades... então a questão nem se coloca. Ainda por cima, é preciso não esquecer que o pequeno Roomba não se queixará por aspirar a vossa casa todos os dias, ou até múltiplas vezes por dia.

E se duvidam da sua eficácia, basta olharem para o seu depósito de lixo após uma ronda numa divisão aparentemente "limpa".

Tenho que admitir que inicialmente estava na dúvida sobre se um Roomba justificaria o seu custo de aquisição... Mas a verdade é que depois de umas semanas com este 555 a dar uma ajuda na limpeza da casa, bastou deixá-lo desligado por 3 ou 4 dias para notar a diferença - e isto numa casa onde não há muitas pessoas nem animais a sujar!

Por isto mesmo, este Roomba 555 é apenas penalizado pelo seu preço elevado, e sai daqui com um:

iRobot Roomba 555



Prós
  • Ligar e esquecer, completamente autónomo
  • Mantém a casa mais limpa que aspirar manualmente 2 ou 3 vezes por semana
  • Sistemas anti-encravamento e anti-queda

Contras
  • Custo elevado
  • Ainda fica encravado nalgumas situações
  • Não despeja o lixo sozinho ;)

E uma vez mais, o agradecimento à Cleverhouse por nos ter oferecido este Roomba 555, que será oferecido no Aberto até de Madrugada em breve.

11 comentários:

  1. Eu tive um "bichinho" desses durante quase 2 anos. Começou a perder a sensibilidade, e por isso raspava-se contra tudo. Também começou a ficar com alzheimer e por isso não sabia quando e como regressava à carga. A sorte foi estar ainda dentro da garantia e por isso aceitei o dinheiro de volta. Gostei enquanto durou. Não arrisquei trazer um novo pois sao 500 euros que podem avariar fora da garantia, e depois? Tenho dois cães e só eu sei o jeitaço que me fez ter um Roomba a aspirar a sala todas as manhãs. Mas vou aguardar que os modelos sejam melhorados e o preço mais convidativo para voltar a ter um.

    ResponderEliminar
  2. Pelo que vejo é mesmo pena é o preço. Pode ser que no futuro o preço seja mais ajustado.

    ResponderEliminar
  3. Neste momento não passo sem o o meu Roomba.

    Só não entendo a escolha de pilhas D para a "parede virtual" (pelo menos no 530). Com AA ou AAA sempre usavas as recarregáveis.

    ResponderEliminar
  4. @biafra

    há adaptadores de pilhas AA recarregáveis para formato D :)
    Procura no google por "AA to D cell adapter"

    ResponderEliminar
  5. eu tenho um precisamente igual e funciona muito bem! na altura que o comprei, na worten, adquiri a extensão da garantia para 5 anos... agora partiu, não sei como, um encaixe do filtro e para reparar tem que ser enviado e dizem-me demorar cerca de 1 mês!!! mas eu já não vivo sem ele tanto tempo!!!!
    uma pessoa habitua-se às coisas boas...

    ResponderEliminar
  6. Gostaria de colocar uma questão... É totalmente eficaz mesmo em tapetes ou carpetes? Pergunto isto porque existem carpetes que são até complicadas de aspirar com um aspirador normal e sempre achei que um bichinho desses não ia ter potência de aspiração suficiente.
    Já agora, também avalias-te a questão da duração da bateria, uma vez que estando sempre a voltar à base ela pode viciar, certo?

    ResponderEliminar
  7. @CrisCampos
    Ele tem sistema que detecta o tipo de piso (soalgo, tapetes, carpetes) e ajusta a forma de limpeza.
    Não digo que seja 100% eficaz no caso daqueles tapetes complicados, mas... sempre será melhor que nada, permitindo reduzir as aspirações "a fundo" para frequências muito inferiores.
    Quanto à autonomia, não me parece que haja problema... há aqui pessoas que já os têm há anos, e nunca se chatearam com isso.
    Ele regressa à base quando precisa. Mas isso não é coisa que esteja a fazer "sempre".
    No maximo irá recarregar a bateria por cada utilização (e mesmo aí não será uma carga total, a não ser que sejam mesmo muitas divisões) o que dá sempre uns bons anos de uso sem que a autonomia seja drasticamente afectada.

    ResponderEliminar
  8. Excelente análise, o vídeo parece vindo de holllywood !!!

    A única coisa que tenho a lamentar no meu ( que adquiri recentemente) é o preço, de resto, não podia estar mais satisfeito.

    Eu mandei vir estes adaptadores, espero não me ter enganado no tamanho!
    http://www.dealextreme.com/p/translucent-1-aa-to-c-battery-converter-cases-2-pack-22595

    ResponderEliminar
  9. Passe a publicidade, para quem estiver interessado, o I-ROBOT Roomba 555 está a 338,25 € na Pixmania, http://goo.gl/xd7Rr

    ResponderEliminar
  10. Eu tenho o 530 (comprado em Portugal). Curiosamente, tambem se avariou cerca de 2 anos mais tarde.
    Segundo a empresa que os fabrica, dizem que os sensores estao avariados ou algo assim pelo que me venderam um roomba de substituicao (so o roomba) por 99 dollars.

    O problema e que, como estive quase 1 ano com ele parado, agora a bateria morreu quase por completo pelo que tive de comprar uma bateria tambem...(mais 65 dollars).

    Agora ca espero o bixinho de volta (deve chegar no inicio da proxima semana). :o)

    A razao pela qual nos interessamos em o substituir so agora e que a minha mulher esta gravida e agora temos 2 gatos pelo que achamos que a ajuda justifica, novamente, a compra!

    De qualquer forma, e interessante saber que ao somos os unicos a quem avariou passado cerca de 2 anos...
    Isto faz-me concluir que o seu tempo de vida nao passe muito alem disso!

    ResponderEliminar
  11. Comprei o roomba 880 ontem e confesso, que não fiquei muito convencida não conseguiu subir ao tapete de sala e não voltou a base .parou simplesmente por ficar sem bateria . Fiquei desiludida.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails