terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Medidores de Consumo Eléctrico de Baixo Custo

O tema da medição dos consumos eléctricas nas nossas habitações é um tema recorrente aqui no blog. Muitas vezes, o único "pormenor" que impede que mais pessoas optem por controlar e analisar os seus consumos domésticos acaba por ser... o custo.

Felizmente, há várias opções de baixo custo que vos permitirão saber quanto (e como) gastam a vossa electricidade. Graças ao Diogo, que gentilmente enviou este link num comentário, apresento-vos algumas alternativas que poderão aproveitar enquanto a libra está ao preço que está. :)


Estes medidores de consumos eléctricos custam cerca de 40 Euros e... são altamente recomendados para quem se preocupa com a  eficiência energética em sua casa.

16 comentários:

  1. Parece que o Google também vai entrar neste mercado mas de maneira diferente.

    http://www.neowin.net/news/main/09/02/10/google-releasing-powermeter-on-tuesday

    The New York Times is reporting that on Tuesday, Google will announce a tool called PowerMeter. This tool, as you may assume, is designed to measure power usage within households and businesses, and will be free to anyone, available via the web.

    Google won't be releasing any devices to take use of this technology, but will count on other companies to build gadgets to feed the data to PowerMeter. Google hopes to have the service ready within a few months, but as the NYT states, has not lined up any companies to build tools for it.

    Kirsten Olsen Cahill, program manager at Google, has stated, "We depend on a whole ecosystem of utilities, device makers and policies that would allow consumers to have detailed access to their home energy use and make smarter energy decisions."

    This new tool may not sound very exciting, but it really could open up some wonderful possibilities. For example: Rick Sergel, chief executive of the North American Electric Reliability Corporation has said that dishwasher manufacturers have been putting in chips that let you choose the time you run it. This, when paired up with the tool, could analyze your power costs, and then find the optimal time to run it. For example, if power costs are discounted at 3am in the morning, the dishwasher will run then, saving you money. It could also tell the user how much money they saved by doing so. This prospect could go over to many power-dependent devices, such as smart cars. They take a lot of power to charge, and so PowerMeter could choose to run it at also the most cost efficient time.

    Check back tomorrow to see what other information Google releases with their announcement of PowerMeter.

    ResponderEliminar
  2. Essa notícia já está preparadinha e agendada para amanha :)

    ResponderEliminar
  3. Olá e antes demais felicito te já pelo excelente blog que tem estado na vanguarda da domótica e tem dado atenção à casa inteligente.

    Gostaria acerca deste tema, que já vem sido debatido aqui no blog, de deixar aqui uma solução totalmente portuguesa para a monitorização energética:

    http://www.isalabs.com/products/docs/iMeterSolution.pdf

    Aliás esta empresa é líder nacional de telemetria e um dos líderes internacionais no ramo da telemetria.

    Podem dar sempre uma vista de olhos em www.isa.pt

    ResponderEliminar
  4. @Nuno

    É bom ver que há empresas portuguesas neste ramo.
    :)

    A nível dos preços, podes dar informação sobre quanto custaria uma solução deles para medir o consumo total de uma habitação? 50, 100, + ?

    ResponderEliminar
  5. @Carlos Martins: As soluções podem ter preços muito variados, desde 200€ ->. A diferença é que a ideia vai mais além do que monitorizar apenas os consumos no próprio que ligas entre corrente e aparelho, esse é mais barato, não te posso confirmar o valor. Mas a solução para por instalar um "gestor" energético em tua casa! Daí ser mais cara, mas também é muito mais completa e rigorosa. Tens acesso aos consumos, médios, preços, estimativas, num web browser e muitas mais funcionalidades. As soluções podem ser conforme o gosto do cliente, mas o equivalente aos produtos apresentados neste post deve andar na mesma casa dos preços apresentados: ~50€

    ResponderEliminar
  6. Parece-me uma solução cara, considerando que por menos de 100 Euros (como no caso do Watson, e de vários outros) também permite analisar todos esses critérios, quer via web ou outros programas de análise/monitorização.
    (E agora com o Google Powermeter, essa parte do "software" de análise será ainda menos compensatória monetariamente...)

    Mas fica a informação, e com a crescente concorrência neste sector espero que as empresas portuguesas consigam lançar um produto que seja competitivo e que a maioria dos portugueses se sintam tentados a comprar. :)

    ResponderEliminar
  7. Nuno,

    Só para dizer que amanha tenho uma reunião com a ISA para uma instalação de Telemetria e Segurança num Condomínio. Quando tiver mais informação digo alguma coisa.

    ResponderEliminar
  8. Era bom que a ISA fosse competitiva, ainda para mais tratando-se de uma empresa representada em tantos paises, e com quase 20 anos de experiência nesta área, teria a vantagem da experiência e da facil distribuição. Sei que a qualidade pode ser a diferença, mas para isso basta que existam vários modelos, uns mais profissionais e completos, que obviamente seriam mais caros, e outros mais Kit (DIY é uma das coisas que está a ganhar mais e mais adeptos), e obviamente mais baratos.

    A ver se os nossos empresários têm visão de negócio...

    ResponderEliminar
  9. Podem indicar onde posso comprar os medidores referenciados no post. Pois na loja do link diz que não fazem entrega em Portugal.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  10. Tenta Googlar por alguns daqueles modelos noutras lojas europeias.

    ResponderEliminar
  11. encontrei esse em Portugal e estou bastante satisfeito
    http://www.globiprotec.com/store/index.php?main_page=product_info&cPath=60_72&products_id=141

    ResponderEliminar
  12. Olá Carlos, antes do mais quero congratulá-lo pelo excelente blog que tem criado e que doravante vou passar a ser seguidor.

    Como breve nota de apresentação eu sou mais um indivíduo que está preocupado com o caminho que esta “bola azul” onde vivemos está a seguir. Contudo isto, já faz algum tempo que em minha casa temos vindo a re-aprender e a tomar consciêcia da importâcia que cada um de nós tem para com o meio ambiente.

    De alguns anos atrás até hoje, tenho como objectivo em capacitar a minha casa em “auto-suficiência” em questões energéticas (água, luz e gás), objectivo que por muito que me custe dizer que está longe de ser alcançado, mas já com alguns resultados animadores, contudo haja saúde para continuar a melhorar.

    Carlos, apenas agora tive oportunidade de dar uma vista de olhos pelo seu blog e a pergunta que vou fazer vai ser concerteza repetitiva (ainda não tive tempo para visualizar todo o blog), mas no entanto vou expor a minha situação.

    Depois de analizar as condições do mercado no que diz respeito à instalação de paineis fotovoltaicos para a microgeração, tomei a decisão de os instalar após ser informado que as tarifas que a EDP paga por KW produzido vai sofrer uma diminuição.

    Com isto, surgiu o desejo de ser mais eficiente no que diz respeito aos consumos lá de casa. Algo que apenas poderei fazer se tiver uma monotorização detalhada do consumo, instantâneo, diário, mensal e anual. Antes de encontrar o seu Blog, dei uma vista de olhos pela net e realmente encontrei o modelo que já comentou da ISA, que parece que satisfaz o meus desejo, mas também outros comercializados no Amazon (também referidos anteriormente no Blog) a preços “simpáticos” (digo isto porque ainda estou á espera da resposta da ISA com preço do Imeter).

    Pergunta: O IMeter continua ainda a ser uma boa opção (independente do preço) ou já surgiram no mercado, equipamentos mais competitivos com análise de resultados mais eficientes ou equiparados ao do IMeter?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. @Rock
    A questão principal dependerá mais do nível de habilidade que cada utilizador tiver.
    O kit iMeter é interessante para quem não se quiser chatear com nada - sendo uma solução "pronta a usar".

    Mas, o mesmo objectivo poderá ser conseguido de forma mais económica, desde que o utilizador tenha alguns conhecimentos e tempo/vontade/paciência para juntar ele próprio os módulos respectivos.

    Relativamente ao iMeter, penso que ainda têm bastante trabalho pela frente no sentido de apresentarem relatórios online mais informativos e agradáveis de ver - mas eles têm enviado inquéritos regularmente, pelo que penso que estarão interessados em melhorar continuamente o seu serviço.

    ResponderEliminar
  14. Obrigado pela rápida resposta.
    Pelo que posso concluir, o IMeter apenas difere dos outros pela possibilidade do seu acesso romoto, atendendo que as outras opções disponíveis no mercado fazem a mesma monotorização embora a análise dos dados seja apenas através do PC.
    Acho que vou optar pela solução mais económica, e esperar por mais melhoramentos....

    ResponderEliminar
  15. Boas, Carlos muitos parabéns pelo excelente blog
    tenho lido bastante este Blog e esta de parabéns
    em termos de medidores de consumo
    existe uns novos da OWL Intuition-e / Micro+ Bundle
    que dá para aceder aos dados em tempo real na net com o pc ou telefone
    http://www.theowl.com/
    será que são bons ? a plataforma tem bons dados ?
    conhece algo do género
    o que pretendo é um medidor para aceder pela net e ver os consumos em tempo real
    queria tb aos poucos automatizar estores e luzes e algumas tomadas
    existe algum sistema que controle tudo, relação qualidade preço ?
    ou é melhor por a parte o medidor de consumos ?
    cumprimentos


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os OWL são bastante conhecidos, parece-me uma boa opção.

      Para controlar o resto, é uma questão de escolher uma plataforma e... começar a brincar (quer seja X10, ou os mais recentes Z-Wave a afins - a Insteon também já está disponível com módulos para a Europa, sendo também uma das opções).

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails