quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Google Powermeter

Bem a propósito do artigo de ontem - que oferecia vários medidores de consumo eléctrico de baixo custo - aqui está a prova de que isto se torna cada vez mais importante: até o próprio Google quer sabe como se anda a gastar a electricidade, para que se possam optimizar as formas como isso é feito.

O objectivo do Google Powermeter é medir, para posteriormente permitir optimizar os consumos eléctricos. Com uma nova geração de equipamento inteligente, que saiba tirar partido das condições imediatas da rede eléctrica.

Imaginem que, em vez de termos períodos bi-horários "fixos", estes pudessem variar de acordo com a carga exitente na rede eléctrica a cada momento. Poderíamos agendar a máquina de lavar para funcionar entre X e X horas, e a máquina informar a rede eléctrica desse facto - para que esta agendasse esse ciclo para o momento mais conveniente...

Mais importante ainda, com a crescente procura e incentivo dos automóveis eléctricos e híbridos, a necessidade de gerir inteligentemente uma frota que poderá atingir os milhões num futuro próxima torna-se... obrigatória! De outra forma, a rede eléctrica de um país poderia rapidamente entrar em colapso assim que grande parte da população chegasse a casa e começassem a carregar os seus autómoveis sem qualquer controlo.

Este novo serviço será principalmente a nível do software (web services) ficando a responsabilidade do hardware a cargo dos fabricantes que quiserem aderir a esta iniciativa.

Antecipo que este novo serviço Google PowerMeter venha a ter um grande futuro... e já agora, que me evite ter que desenvolver o meu próprio software para armazenar toda a informação como tenho feito até agora. Ufa! Já era sem tempo. :)

E nunca as sábias palavras de Lord Kelvin foram tão eficazmente relembradas:
"If you cannot measure it, you cannot improve it.
("Se não o podes medir, não o podes melhorar.")

1 comentário:

  1. acerca deste tema, em que a google decidiu apostar muito forte, vejam os orçamentos envolvidos neste ramo de investigação, há ainda mais gigantes da indústria.

    Se puderes dá uma vista de olhos ao programa smart planet da IBM:

    http://www.ibm.com/ibm/ideasfromibm/us/smartplanet/20081106/index.shtml

    e ainda a uma muito interessante que descobri esta tarde da CISCO - EnergyWise:

    http://www.cisco.com/en/US/products/ps10195/index.html

    Estes são dois destaques a ter em conta.
    Estamos neste momento a assistir ao nascimento de um negócio de biliões na próxima década.

    A propósito o governo Obama está à espera de aprovação do Senado para um grande investimento na área das smart cities.

    Finalmente há uma preocupação com o planta Terra que se começa a reflectir nas atitudes comercias e de inovação das empresas

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails