Poder ver com os nossos olhos o que se passa no interior (ou ao redor) da nossa casa, mesmo quando estamos longe, foi algo que durante muito tempo pareceu uma fantasia apenas possível em filmes de ficção científica ou ao alcance dos mais ricos. Felizmente, graças à descida de preços dos equipamentos electrónicos e à democratização da internet, é algo que agora está ao alcance de qualquer um.
Há inúmeras soluções que nos permitem ver o que se passa em nossa casa a partir da internet, como por exemplo, deixar o nosso computador com uma webcam ligada (podendo ser acedida via hangout do Google+). No entanto, nem sempre é simples colocar uma webcam USB nos pontos que desejamos; e para além disso, torna-se obrigatório deixar o computador ligado, representando custos acrescidos na factura enegética.
Daí que a solução mais eficiente passe pela utilização das chamadas câmaras IP. Estas câmaras podem ser ligadas directamente à vossa rede (via cabo ethernet e/ou WiFi), sem necessidade de um PC a controlá-las.
Actualmente, é possível encontrar câmaras IP a preços verdadeiramente irresistíveis, inferiores a 100€ (e até mesmo na ordem dos 50€, se procurarmos bem nas lojas online), quer para modelos de interior, motorizados, ou exteriores. (Como é o caso da Foscam que já aqui mencionei).
O acesso a estas câmaras faz-se a partir de um qualquer browser, permitindo visualizar o streaming de vídeo em tempo real e aceder às inúmeras opções que vos permitem definir os endereços das câmaras, a qualidade da imagem, definições de acesso (público ou privado com password), e até configurar emails de alarme e envio de fotos por FTP em caso de detecção de movimento.
No entanto, a parte que na maior parte das vezes continua a baralhar os utilizadores, é a forma como conseguirão aceder às suas câmaras a partir de qualquer ponto do mundo. Se na sua rede caseira podem espreitar as câmaras introduzindo um IP local no browser, como 192.168.0.55 ou 192.168.0.56; esses números de nada servem quando estão fora de casa.
Por isso torna-se necessário recorrer a um serviço de DNS dinâmico, como o disponibilizado pelo DynDNS.com ou No-IP.com, que nos permitirá criar um domínio de acesso às nossas câmaras caseiras.
Embora seja possível configurar este tipo de serviço nas próprias câmaras, torna-se bastante mais eficiente configurá-lo no vosso router (uma vez que também será necessário configurar alguns parâmetros adicionais.) Praticamente todos os routers possuem uma secção dedicada a este tipo de serviços, pelo que bastará criarem uma conta num deles, e introduzirem os vossos dados na secção respectiva.
A partir deste momento, poderão aceder ao vosso endereço de casa usando o nome que definiram no serviço, como por exemplo “aminhacasa.no-ip.com”. No entanto, se tentarem introduzir este endereço num browser, tornar-se-á o equivalente saberem onde mora alguém mas... baterem com o nariz na porta.
É agora necessário configurar o vosso router para que vos deixe “entrar” em casa - melhor dizendo, ter acesso aos IPs das câmaras. E para isso é necessário adicionar algumas entradas na secção de “port-forwarding/redireccionamento de portas”.
Nesta secção iremos especificar qual o canal de entrada que irá dar acesso a cada uma das câmaras que pretendemos ver do exterior. Por exemplo, criamos uma nova regra que direccione os pedidos exteriores recebidos na porta 45678 para o IP local 192.168.0.55 (a nossa câmara IP) na porta 80 (a porta de acesso “web”).
E agora sim, se introduzirem no vosso browser o endereço ”aminhacasa.no-ip.com:45678” poderão aceder à camara em vossa casa, a partir de qualquer ponto do mundo.
No caso de terem múltiplas câmaras, bastaria criar novas regras de acesso, por exemplo definindo uma outra porta 45679 para ser redireccionada para o IP da segunda câmara (igualmente para a porta 80 de destino, essa mantém-se constante para todas.)
No caso do vosso router permitir apenas o redireccionamento directo de portas sem "transposição", será necessário configurar as câmaras para que funcionem nas portas respectivas em vez da porta 80 pré-definida (e obrigando a que, mesmo quando acedem através da rede interna caseira, tenham que especificar a porta seleccionada.)
A partir deste momento poderão ficar bastante mais descansados, sabendo que podem ver o que se passa em vossa casa a partir de qualquer computador ou smartphone - ou que receberão emails de aviso caso seja detectado movimento (desde que haja electricidade e ligação à internet disponível, obviamente.)
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Uma pergunta??? E privacidade?? como é?? ao ler a explicação fiquei com a sensação que qualquer um pode aceder... verdade???
ResponderEliminarBem haja e muito bom blog ;)
Cara, na minha Wanscam nao aparece a opcao NO-IP , to usando a vipcam do fabricante, mas como adiciono? pois ja tenho outras cam com o NO-IP
Eliminartenho o mesmo problema
Eliminar@JoSoFer
ResponderEliminarClaro que sim, definir password e tipos de utilizador é logo algo que se faz "de início". Este post centra-se unicamente sobre a parte de permitir o acesso de fora da rede local.
Carlos
EliminarEstou com um problema que nao consigo resolver.
Sou um zero a informatica e recentemente comprei uma Foscam para vigilancia do meu apartamento. Acontece que so consigo aceder na intranet... fora de casa... NADA ! :( ja li muitas coisas, ja experimentei outras tantas mas continua sem dar nada!! O router é o da Meo. Consegue ajudar-me? Obrigado (enf.fernandosousa@sapo.pt)
A pronto... tava a achar estranho... :)
ResponderEliminartks
Boa tarde,
ResponderEliminarsempre que tento entra na minha rede via dyndns-remote o meu router pede pass mas eu insiro e ele nega a entrada dizendo "Unauthorized" já vi nas defenições e não sei o que fazer... alguem pode-me ajudar
@Pimentaechocolate
ResponderEliminarTens que verificar se não estarás a tentar aceder ao router em vez da câmara.
Por isso é que é (quase sempre) necessário definir uma porta diferente, para que o acesso seja redireccionado para a câmara.
Se for esse o caso, o pedido de user/pass será o da câmara, e terás que introduzir os dados respectivos.
Bom dia
ResponderEliminare para gravar ? tenho um disco esterno (iomega screenplayhd )posso guardar ai a filmagem ?
ou tenho de conpar um DVR.
obrigado
Para gravar precisas de um computador ou outro sistema que grave o stream enviado pela camara.
ResponderEliminarOlá Carlos,
Eliminarhá alguma maneira de alojar os vídeos on-line e podermos consultá-los quando quisermos?
Desculpe, se calhar a pergunta é básica, mas eu não percebo meeeeeesmo nada :) !
Muito obrigado!
:)
As minhas duvidas foram-se depois de ler 2x este artigo...é que da primeira vez foi uma leitura na diagonal, já ia por aqui uma duvida, mas resolvi ler tudo com calma de fio a pavio...muito bom este artigo!
ResponderEliminar@CarekaPT
ResponderEliminarAinda bem que foi útil, tentei explicar da forma mais simples possível... :)
Boa tarde,
ResponderEliminarEu tenho 2 cameras ip mas so consigo ver uma fora de casa. Como faço para ter acesso as 2?
@Anónimo
ResponderEliminarO sistema mais simples passa por atribuir portas de entrada diferentes para cada uma delas.
Por exemplo:
aminhacasa.no-ip.com:45678 -> camara 1
aminhacasa.no-ip.com:45679 -> camara 2
E como faço para meter portas diferentes? é no router ou no dyndnd?
ResponderEliminarSão configurações no router, o DynDNS mantém-se o mesmo.
ResponderEliminarja estive a tentar e nao dá na mesma, mas tem que se configurar em que parte do router? na port forwarding, onde meto 80 meto outro numero qual quer, como por exemplo 81?
ResponderEliminarboa tarde tenho uma duvida que gostaria de saber se me pode ajudar.comprei uma camera Foscam FI8905W e quando ligo o cabo de rede consigo ver a imagem. mas nao consigo configurar o wireless nem a visualizacao remota.tenho um hub da zon que nao consigo configurar para dar acesso a camara. se me puder ajudar agradecia. ivo pina se me poder ajudar contacte-me para o meu email. lagartomen@gmail.com
ResponderEliminarBoas,
ResponderEliminarEsses serviços de ddns não são pagos para obter o nosso dominio?? entei pelo no-ip e peloDyn e ambos queriam uma anuidade... não existe um free? Ou será que não estou a ver bem as coisas? É preciso um registo destes para poder publicar as ip cams na net, certo?
Na altura eram gratuitos, agora... nem por isso.
EliminarIsto é, no DynDns ainda podes ter o serviço gratuito, mas tens sempre que associar um método de pagamento.
Há outras alternativas que têm surgido, mas uma vez que a maioria dos routers apenas está preparado para usar o dyndns ou no-ip... poderão ser de interesse mais reduzido (a não ser para quem tenha um router "hackado" ou um PC sempre a correr e que possa ir actualizando o IP quando muda).
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarObrigado Carlos,
ResponderEliminarAs minhas cameras (Wanscam) tem serviço gratuito de ddns (vipcam.org) mas não sei como usar isso no router (zon, dos ultimos) para publicar na net. Nas proprias camreas tem um user e password. Consegues ajudar-me?
Obrigado.
zepedro.m@gmail.com
Já consegui um serviço de ddns gratuito (changeip.com)que o meu router aceita. Mas estou com dificuldade no seguinte: Das duas cameras que tenho só consegui publicar na net 1. Isto porque no router ZON, ao tentar o encaminhamento de porta da segunda camera dá o seguinte erro: "
ResponderEliminarRegras de encaminhamento de portas contraditórias/em conflito". Eu defini na propria camera que uma está na porta 99 e a outra na 98. Na minha rede interna vejo as duas no browser sem problemas. Devo salientar que ambas as cameras estão ligadas por wireless. Como consigo publicar a segunda camera?? Help!!!
Na configuração do router terás também que definir uma porta externa diferente: por exemplo, a porta 80 externa vai para o IP interno da camara 1 na porta 99; e a porta externa 81 vai para a camara 2 na porta 98.
EliminarProvavelmente estás a meter a segunda camara com a mesma porta externa que a primeira, e daí o conflito.
Não defini nenhuma porta especifica no router (ele assume por defeito "o mesmo que a porta de entrada". Uma forma que verifiquei onde posso definir a porta é escolher um protocolo e ai sim ele deixa-me escolher uma porta. Mas não me parece que o router me deixe escolher duas vezes o mesmo protocolo a cada configuração que faço de encaminhamento de portas...Na tua opinião que protocolo devo escolher para cada encaminhamento de porta das cameras?
ResponderEliminarSim, escolhes TCP (ou TCP&UDP se der) e metes portas de entrada diferentes, a redirecciona para os IPs e portas das camaras na rede interna.
EliminarNão está facil. Vê pf este video de alguem a ensinar com encaminhar as portas num router igual ao meu. A minha duvida é que valores coloco no minuto 1m04seg.
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=hsV3Pb5pwb4
Se estou a intepretar bem, a de origem será a porta publica acessivel externamente da internet; e a de destino será a porta da rede interna.
EliminarPara não haver muita confusão mete a mesma porta externa e interna para as camaras respectivas, ou seja (99 e 99), (98 e 98).
Já consegui! Finalmente.... após uma boa noitada!
ResponderEliminarFicou assim no router:
No separador serviços clicei em -Encaminhamento de portas
No quadro que aparece clicei em -Nova entrada
Em anfitrião local clicei em -adicionar e meti o endereço das cameras
Em protocolo escolhi tcp e fiz o mesmo para udp
No nome do serviço meti uma coisa qualquer (ex: camera1)
Em portas do servidor clicei em -Novas portas de servidor
Escolhi o protocolo (fiz isto para TCP e UDP) e em portas de origem deixei ficar -Qualquer
Em portas de destino escolhi único e meti o número da porta da camera (99 para uma e 98 para a outra)
Clicei Ok et voilá!!
A bombar!Já configurei também no telefone!
Obrigado Carlos foste uma ajuda preciosa! ;)
Se estivesses mais perto (Lx) pagava-te o almoço! Quem ajuda merece o devido reconhecimento.
Muito Obrigado.
Abraço,
José Manuel
"Ajuntas-te" a uma das nossas francesinhas, um dia que venhas cá para os nossos lados. :)
Eliminarhttp://abertoatedemadrugada.com/2012/07/almoco-de-verao-aberto-ate-de-madrugada.html
Epá ate fiquei já com apetite a ver tão agradável prato...vou já almoçar!
ResponderEliminarAbraço,
Obrigado Carlos,
ResponderEliminarainda tenho essa dúvida, pode ajudar?
As minhas cameras (Wanscam) tem serviço gratuito de ddns (vipcam.org) mas não sei como usar isso no router (zon, dos ultimos) para publicar na net. Nas proprias cameras tem um user e password. Consegues ajudar-me?
Obrigado.
Boa noite,
ResponderEliminarEu comprei uma foscam mas não estou a conseguir configurar as portas no router eu tenho meo e nao sei os valores que colocar na configuração...... http://www.youtube.com/watch?v=CUWenoK7G80 no minuto 0:58 se me podessem ajudar.
Obrigado
Viva,
ResponderEliminartenho o ZON hub ftth e 2 cameras IP, não funciona de maneira nenhuma, alguém tem configuarção idêntica a funcionar? (processo todo feito corretamente, não encontro explicação, só se for por ser fibra..........)
Cumprimentos,
João
Tenho a minha 8918 ligada desde ontem mas ainda não consigo aceder via browser Vamos ver se hoje depois de ler este post consigo alguma coisa, depois digo algo.
EliminarTambém comprei uma câmera easyn F- M136 e não aceder fora de casa. Tenho o Modem Zon.
ResponderEliminarBom dia, qual o protocolo que deve ser usado, uma vez que no meu router não existe a opção "both"?
ResponderEliminarExiste TCP, UDP, ICMP, GRE, ESP, AH e "Outro"
Experimenta com TCP (e depois UDP, se com o primeiro não der)
EliminarOK Obrigado. Já consegui!
ResponderEliminarMas agora surgiu outro problema: passadas umas horas, quando tento aceder remotamente não consigo. Vou ver o Encaminhamento de portas no ZON HUb e as configurações que fiz desaparecem. Faço os OK's e Aplicar, não vejo qualquer botão guardar ou salvar e o certo é que as alterações que faço têm efeito, mas por tempo limitado.
O que estou a fazer de errado?
Mais uma vez muito obrigado pela ajuda!
Deve estar a faltar a opção de gravar as configurações.
EliminarSe estiveres a usar um browser tipo Chrome ou Firefox, experimenta aceder com o Internet Explorer, pois há modems/routers que ainda são esquisitos com essas coisas.
No meu caso, nem mexo no Zon Hub, que uso apenas como modem e trato de tudo num router independente:
http://abertoatedemadrugada.com/2012/09/zon-iris-zon-hub.html
Boas,
ResponderEliminarAlguém usa ou sabe que que use uma Foscam IP FI8918W em exterior? Eu sei que esta é para interior, mas como é mais discreta que as de exterior estava a pensar colocar um na minha varanda, não é um local onde apanhe chuva mas acaba sempre por apanhar humidade. Portanto se alguém tiver um feedback que diga.
Obrigado.
@Carlos Matins
ResponderEliminarBoas Carlos,
Estive a ler os teus posts e só me surge uma dúvida. Para gravar qual é o melhor serviço? Dá para gravar para um disco externo? Gravar directamente para um servidor? O tamanho das gravações, neste caso do vídeo, são muito grandes para um disco externo?
Se me puderes dar uma explicação sobre isto agradecia.
Excelente iniciativa por este tipo de ilustrações que disponibilizas.
Cumprimentos
Miguel isso vai depender inteiramente do serviço/computador/dispositivo que usares.
EliminarNo sistema de gravação por norma poderás escolher qual o codec/framerate/etc, que afectará drasticamente o espaço necessário.
Tens NAS que são capazes de gerir este tipo de coisa (ou sistemas dedicados específicos), mas também deverás poder usar um comum PC com um programa de vigilância - tudo depende dos requisitos.
Já ouvi falar de pessoas que estavam a fazer "gravações" para serviços tipo YouTube, para uma conta privada... mas isso parece-me um abuso.
Boas...
ResponderEliminarA minha única questão é a seguinte, quando a camera detecta movimento não é possível gravar uma sequência de imagens desse momento? ou grava apenas em video?
Cumprimentos,
Vai depender do firmware da câmara, mas à partida sim - até a minha (que já é velhinha) fazia isso de captar vários frames em caso de movimento e enviar por email ou FTP.
EliminarOlá meu amigo!
ResponderEliminarTenho lido todas as postagens, bem como suas instruções, mas até agora não consigo de maneira nenhuma fazer funcionar na internet (só loca) Depois da configuração, quando retiro o cabo de rede, ela simplesmente apaga e nada mais funciona!! Que mistério é este, ou sou "burro" demais pra fazer isto funcionar!! Por favor me ajude!
Grato
Antonio
Bom dia Carlos,
ResponderEliminarfiz o cadastro de um host no site No-IP, mas o DDNS do meu modem/roteador (Roteador ADSL TD5130v2 - technicolor), no serviço de provedor tenho somente esta opção: www.dyndns.org. E ao entrar neste site está direcionando para domínio pago.
Por favor me ajude a solucionar isto !!!
Desde já agradeço
Nilton
Pois, o dyndns agora é só a pagar. Nada te impede de usares outro serviço, como o no-ip, mas terás que usar outro dispositivo que faça a actualizaçao do IP que não o router. Algumas câmaras IP podem fazer isso (ou em ultimo caso, se deixares o PC sempre ligado, usar o programa de actualização que eles disponibilizam.)
EliminarBoa Noite.
ResponderEliminarTenho um sistema de videovigilancia gravado. Atraves de um chicote, liguei o gravado á camara e com uma App android no meu tablet consigo aceder as imagens mas dentro da minha rede. Gostaria de saber como consigo aceder noutras redes pois quando estiver fora quero poder ver a minha casa. No me gravador de camaras fui obrigado a criar conta no drdydns.com. Ja criei conta no no-ip mas nao sei que passos dar a seguir.
Pode ajudar-me?
ObrIgado
António
bom dia, tenho uma camara tenvis wiffi e ip, acontece que só consigo aceder a ela estando ligado na mesma internet que ela, que fiz de errado?
ResponderEliminarestou a fazer um programa no tia portal de um sistema domotico e quero controlar o autômato remotamente. Entretanto já coloquei um programa no autômato e já fiz uma aplicação no Android Studio para o meu telemóvel.
ResponderEliminarQuando ligo por cabo o autômato ao meu router e entro na aplicação do meu telemóvel (com o Wi-Fi ligado cá de casa) funciona tudo ok, activa as saídas que quero e tudo. O problema está é com outra rede não funciona, por exemplo eu estou noutra cidade e quero ligar o aquecimento de casa e estou conectada a outra rede Wi-Fi ou aos dados, como consigo aceder ao automato/router?
Cumprimentos
É tudo muito lindo só que dias de nevoeiro nada de nada.Gastei centenas de euros num sistema, mas não funciona nevoeiro nada. Quem afirma o contrário ????
ResponderEliminarFernando O. A.
Provavelmente terás que redireccionar as portas de entrada no router (de fora) para o IP interno do DVR, para os pedidos lá chegarem.
ResponderEliminarBoa tarde sr Carlos gostaria que me pudesse ajudar tenho um router da Vodafone Router Huawei HG824H e queria abrir uma porta para aceder a uma camera IP fora de casa e com outroo programas (onvif) tenho um no ip configurado onde acedo à pen quq está ligada ao router mas não sei abrir a porta para a câmera. Obrigado ficarei a aguardar. Cumprimentos
ResponderEliminartarde sr Carlos gostaria que me pudesse ajudar tenho um router da Vodafone Router Huawei HG824H e queria abrir uma porta para aceder a uma camera IP fora de casa e com outroo programas (onvif) tenho um no ip configurado onde acedo à pen que está ligada ao router mas não sei abrir a porta para a câmera. Obrigado ficarei a aguardar. Cumprimentos
ResponderEliminarTodos os routers variam um pouco, mas deverás ter uma secção que te permite fazer a tal associação de uma porta de entrada no router e o seu redireccionamento para o IP da camara na rede local.
EliminarVê se isto dá uma ajuda: https://portforward.com/huawei/hg8245/
Obrigado vou ver e depois dou o fedback
ResponderEliminarCumprimentos