quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Casa Estreita no Porto

No seguimento do tópico das casas estreitas, onde no outro dia vos falei de uma com apenas 72cm de largura, eis que um leitor relembrou que temos excelentes exemplos de casas estreitas aqui mesmo no Porto.


Vejam esta casa "espalmada" entre duas igrejas, perto da Praça dos Leões. Aqui, embora a protecção contra "demónios" seja garantida, não sei isso compensaria o tocar dos sinos em stereo quando se quisesse estar a dormir descansado. ;)

Fotografia de Julio Alves no Panoramio.

6 comentários:

  1. Não fazia ideia que isso era uma casa! hehehe

    ResponderEliminar
  2. Isso não é uma casa. Serve apenas de espaço de apoio ás Igrejas pertencendo ao conventos de uma das Igrejas...

    ResponderEliminar
  3. @iacobus ahhhh enterraste um mito urbano, vou-me certificar, mas julgo que já foi uma casa em tempos... ou tens fonte que te diga que nunca o foi?

    ResponderEliminar
  4. Bom dia a todos , venho aqui desmistificar! Sr Iacobus , essas duas janelas na fotografia eram a casa do srª Lino Mateus Cardoso, o meu falecido avô. Era o sacristão da igreja do Carmo. As duas janelas estreitas que vêm na fotografia sao as escadas, a casa alarga para trás apoiada nos telhados da Igreja do Carmo e Igreja do Congregados. Convêm realçar que a escadaria é alarga de uma maneira concava para o interior das duas igrejas. È de facto peculiar e dificil de acreditar mas nessa casa foram criados 9 filhos ( os meus tios). neste momento a casa esta abandonada e creio que nem de apoio á igreja serve.

    ResponderEliminar
  5. @ iacobus

    Está provado e deixou de ser mito.
    Como posso provar-te que estes comentários são verdadeiros? Como Pertences à plataforma Malditarquitectura podes confirmar com o Bernardo Amaral que somos gente séria :)
    abraço
    Ricardo Cardoso.

    ResponderEliminar
  6. Posso comprovar com fotos caso seja necessário, passei muito tempo nesta casa e confesso que fiquei bastante emocionado ao ver que ela é alvo da admiração arquitectonica! esqueci-me de mencionar no meu post que a casa tem dois andares subterraneos! num dos pisos existe até um mini palco onde havia ensaios do grupo coral stª maria da vitoria. saudaçoes!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails