sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Lâmpadas LED Baratas podem ser Mortais


Penso que a grande maioria de nós utiliza a internet para procurar os melhores negócios, e por vezes encontramos produtos a preços tão irresistíveis que nem hesitamos em comprar. Infelizmente, por vezes o barato sai caro - e no caso que vos trago hoje - pode mesmo custar a vida a alguém. No caso de uns spots LED com ficha GU10 comprados no ebay por um preço de cerca de 3€, a sua boa aparência inicial esconde falhas de segurança assustadoras.

O que se passa é que esta lâmpada não tem vidro de protecção, algo que se torna problemático quando na sua face tem um ponto de contacto que poderá estar ligado directamente aos 230V da rede - sendo uma autêntica lotaria, dependendo da posição em que encaixarem a lâmpada (tanto poderá ficar com o "neutro" com com a "fase").

A somar isto, a "placa" onde são montados os LEDs é apenas uma rodela de alumínio, onde o isolamento é feito apenas pela camada de tinta que está à face, e que também se torna num desastre iminente prestes a acontecer, podendo originai um curto-circuito, ou fazer com que os 230V se propaguem para o dissipador, transformando-a numa armadilha potencialmente mortal para quem lhe puser a mão.

... Fica o alerta!

1 comentário:

  1. Não se passa só em GU10. MR16,E14 e E27 podem ser vendidas sem protecções de plástico. Contudo as próprias protecções podem ser facilmente removidas expondo os leds a um contacto directo chocante :P
    Eu removi propositadamente na ultima remessa de e14 que comprei, porque as lâmpadas não cabiam nos candeeiros.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails