terça-feira, 24 de maio de 2016

Smappee individualiza consumos eléctricos pelas "interferências"


Quando se começa a monitorizar os consumos eléctricos em casa, há vontade de ir mais além e monitorizar aparelhos individuais, o Smappee é um sistema que diz ser capaz de o fazer usando apenas um único sensor no quadro geral.

Para se medir consumos de aparelhos individuais, a solução normalmente passa por: ou usar módulos independentes de tomada (ou equivalentes) com medidor de consumo integrado; ou recorrer a soluções como o Curb, que usam dezenas de sensores para monitorizar cada disjuntor individualmente.

O Smappe diz ser capaz de distinguir consumos de diferentes aparelhos usando apenas um sensor, e justifica isso recorrendo à "assinatura eléctrica" que cada aparelho tem. O consumo de energia provoca pequenas interferências na linha, e essas interferências são diferentes para cada tipo de equipamento. Um frigorífico a gastar 60W gera uma assinatura diferente de uma lâmpada de 60W, etc. etc. e o Smappee utiliza isso para individualizar os consumos.

Claro que a sua fiabilidade não poderá chegar às dos sistemas acima mencionados, com sensores individuais, mas poderá ser suficiente para se ter uma noção um pouco melhor do que com os medidores de consumo global. Pena é que o seu preço continue a ser um pouco elevado (199€).


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails