quinta-feira, 12 de maio de 2016

Curb monitoriza os consumos de cada disjuntor da casa


Monitorizar os consumos eléctricos é uma das coisas mais desejadas por quem dar um pouco mais de inteligência a sua casa, e o Curb é uma proposta que faz aquilo que muitos procuram: monitorizar os consumos em separado para cada disjuntor.

Por norma a monitorização dos consumos recai sobre duas soluções: a utilização de um medidor que mede o consumo total da casa; ou a utilização de um ou mais módulos de tomada que permitem medir aparelhos em separado. Embora úteis, ambos os casos deixam a maioria das pessoas com o desejo de terem informação mais detalhada sobre os seus gastos, e é isso que este Curb faz.


Quem já utiliza (ou conhece) os medidores de consumos para a casa toda, de colocar no quadro eléctrico, facilmente se adaptará a este Curb, pois o sistema é exactamente o mesmo... mas a multiplicar por 16 ou 34 em função da versão. Aqui temos pinças para colocar nos cabos que saem de cada disjuntor, permitindo a monitorização de todas essas zonas em separado, para além da monitorização do consumo total.



Com um preço de $399 para a versão base, não é propriamente barato - mas se tivermos em conta que este tipo de sistemas permitirá detectar e corrigir potenciais abusos nos consumos, é algo que se poderá pagar em poucos anos.

Curiosamente (ou não), uma das críticas que é feita ao sistema é precisamente a mesma que senti quando comecei a monitorizar os consumos. É que temos os dados disponíveis, mas nem sempre temos as formas desejadas que permitam uma visualização útil que nos permita dar sentido a essa enorme quantidade de dados (por exemplo, comparativos de semana a semana, mês a mês, zona por zona, etc. etc.)

Mas... essa é uma preocupação que só se coloca depois de se ter acesso a estes dados. Até lá, estamos a viver "no escuro". :)


4 comentários:

  1. Boa noite Carlos, sobre este produto, conheces quem tenha comprado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não... a este preço penso que mais facilmente encontrarei alguém que decida criar a sua própria solução neste estilo. :)

      Eliminar
    2. Gracie!
      Comecei com os módulos tomada da to-link 110 que são caros (43€), mas que funcionam bem. Mas tenho aquecedores elétricos ligados à rede elétrica diretamente e esses, não os consigo controlar. Pensei ter aqui a solução...
      No entanto com as tomadas possua criar planos e com esta solução não me parece...

      Eliminar
    3. Pois, para esse efeito mais vale módulos que permitam controlar os aparelhos e também monitorizar os consumos.

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails