quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Adaptador Ethernet-Powerline Homeplug de 200Mbps

Não é a primeira vez que vos falo de adaptadores ethernet-powerline, que permitem fazer com que a vossa rede ethernet chegue a locais "imprevistos", há-os da Belkin, da Netgear, etc.

Estes EPL-9200 Homeplug AV Powerline Adapter de 200Mbps da Technetix são diferentes apenas porque... são os que eu acabei de encomendar cá para casa! :)

Não posso dizer que seja fã deste tipo de produtos - e sempre olhei para estes "adaptadores" com alguma desconfiança, preferindo optar pelas tecnologias sem fios.

No entanto, e para dar uso a uma frase bem conhecida, "não vou negar à partida um ciência que desconheço", e após ter lido que estes adaptadores powerline ethernet Homeplug não intereferem com os sinais X10 que já tenho a circular na rede eléctrica, decidi que era a altura de experimentar.


Vamos lá ver se não me arrependo, e se não dou comigo a desejar ter optado pelo adaptadores Ethernet-coaxial...

Para os mais atentos, será fácil somar "1+1" e ver que isto tem também a ver com a instalação das câmaras de vigilância IP. Embora esteja tudo a funcionar com dois routers WiFi em modo "bridge", gosto de ter alternativas... pelo que em breve vos poderei dizer que tal se comportam estes adaptadores ethernet-powerline Homeplug que apregoam velocidades de 200Mbps.

26 comentários:

  1. Que equipamentos tens que utilizem o X10 e qual o objectivo?

    ResponderEliminar
  2. Os 200Mb são mentira, em full duplex são 100Mb teóricos. Na realidades são menos, depende das instalação que temos ..

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,

    Eu tenho um WD TV Live no quarto...muito jeitoso para ver uma serie antes de adormecer :) e com wireless é mentira...

    Acabei por comprar dois aparelhos identicos a estes e tudo maravilha, plug&play e voilá...filmes HD sem soluços! Muito satisfeito.

    Ainda não fiz foi um teste de velocidade.

    ResponderEliminar
  4. Boas, estou curioso para saber a ligação entre os adaptadores ethernet e as câmaras de vigilância IP. Fico a aguardar ...

    ResponderEliminar
  5. @metRo_

    Tenho os estores e alguns módulos de luzes (e mais não tenho apenas por estar à procura/espera de uma solução ideal para a iluminação LED.)

    ResponderEliminar
  6. Kewl, depois faz um review disso a ver que velocidades conseguiste! ;o)

    By the way, qual e o preco deles?

    Hugz,
    Luis

    ResponderEliminar
  7. @Luis
    Ficou-me a 60 euros (um kit com 2.)

    As velocidades, já se sabe que dependerão bastante da rede eléctrica. Considerando que não tive qualquer stress com os X10, vamos lá ver se o mesmo se confirma com estes! :)

    ResponderEliminar
  8. Nem de propósito.

    Ontem os técnicos da Optimus/clix foram lá a casa e trocaram os PLCs por outros mais recentes.
    Estes novos têm uma uma "vantagem" em relação aos anteriores e aos que indicas. Que julgo ser daquelas coisas que antes de ter nem se imagina que poderia dar jeito.
    Na face frontal tem uma ficha fêmea 230V onde se pode ligar uma extensão ou um aparelho eléctrico.
    Isso é muito útil para não estar a "inutilizar" uma tomada que são sempre poucas por norma nas casas.
    Nem sei que marca são. Mas têm uma "ponto negativo" relativamente aos anteriores que tinha. Este não indica se está a transmitir a 10 ou a 100 como o outro indicava com um LED.

    ResponderEliminar
  9. @Kincas

    Eu nem sabia que eles andavam a utilizar disso! :)

    A questão da tomada disponivel é interessante sim. Felizmente na minha casa, tenho "tomadas a mais" que pedi na altura da construção.
    ("A mais", num sentido figurado, já que, por muitas que se tenham, nunca são a mais! :)

    ResponderEliminar
  10. @Kincas

    Os da Devolo possuem essas tomadas adicionais que podem dar jeito.

    Eu em Maio do ano passado pensei em efectuar o upgrade da rede wireless que possuia, e na altura olhei para esta opção como interessante e resolvi experimentar kit de 2 adaptadores da Netgear Powerline AV (200Mbps) (80€ os dois), brutal... foi o melhor que podia ter feito, video HD sem soluços e boas taxas de transferência (nunca andei a medir) mas estou super satisfeito, até porque o upgrade foi mesmo muito significativo e mesmo que seja muito menos do que os máximos teóricos é melhor do que o wireless. Já comprei um depois disso mais um switch com 4 portas da netgear tb.

    Victor

    ResponderEliminar
  11. Os tecnicos da Meo desde os tempos inicias que têm colocado PLC nas instalações onde não consegue passar fio de rede.... isto só para as boxes que n têm wireless

    Eu ganhei 2 (desses também com uma tomada livre), claro que foi só eles sairem cá de casa e eu dei logo a volta aqui com umas invenções :)

    Por acaso testei as PLC que conseguiam uns 3/4mb/s de download dentro de casa no meu FTP, o que não é mau, mas ao testar os uploads aquilo não me dava mais do que 700 a 800kb e todos os valores variavam assim que mudava as tomadas para outro sitio da casa... devem estar optimizadas só para download pois é isso que as boxes do Meo só necessitam.

    Resumindo eu não troco uma rede com fios de 100mbits por uma de wireless a 300mbits nem por PLC a 200mbits.

    ResponderEliminar
  12. Viva onde é que se adquire uma coisa destas?
    cumps,

    Mike

    ResponderEliminar
  13. @Nasp

    Isso é certinho. Mas sempre tive curiosidade em saber que tal se comportavam, e em breve saberei! :)
    (Claro que os resultados irão variar imenso de pessoa para pessoa, conforme a sua instalação eléctrica, aparelhos ligados, etc. etc)

    @Mike
    Comprei numa loja online holandesa, daquelas que oferece um produto diferente todos os dias.
    É uma questão de pesquisar no Google... (Na Amazon UK tem, mas são os modelos com "ficha inglesa".)

    ResponderEliminar
  14. TO Nasp

    Há alguma box (STB) que tenha wireless na Meo? (ou mesmo em outro operador)

    ResponderEliminar
  15. @kincas

    Eu ainda n vi nenhuma Box com wireless, todas ligam directamente ao router só por fio de rede. Isto no Meo nos outros operadores desconheço....

    Já fiz varias experiençias ou tentativas de adaptação aqui em casa das boxes e dos meus computadores e todas falharam, por exemplo se ligar uma das boxes a outro router que tenha outro IP mesmo que a internet venha do router do Meo a box não funciona... isto até é aceitavél e compreensivél....

    Mas o que mais me chateia é que colocando um outro router a fazer de switch, ou seja o router do Meo distribui os IPs na rede e o switch liga directamente a Box, ela funciona mas se kiser aceder por wireless a este switch com um portatil por exemplo não consigo enquanto a Box estiver ligada!!!! Já experimentei com 2 routers diferentes e nada, só consigo ligar por wireless desde que a Box esteja desligada.

    Isto aqui em casa falta sempre qualquer coisa....

    ResponderEliminar
  16. TO Nasp
    Então porque escreveu "Os tecnicos da Meo desde os tempos inicias que têm colocado PLC nas instalações onde não consegue passar fio de rede.... isto só para as boxes que n têm wireless" ??????

    Eu estranhei, mas como tenho a consciência de não conhecer tudo.....


    Tks anyway.

    ResponderEliminar
  17. Cheguei a comprar um powerline targa no lidl mas devolvi porque dava 300KB/s. Quando puderes faz uns testes com este e diz quanto consegues e a que distancia estão as tomadas.

    ResponderEliminar
  18. @ Carlos M.

    Confirmas a inexistência de interferências com o X10 ?

    E quanto ao desempenho dos adaptadores ?

    Hugo

    ResponderEliminar
  19. Envergonhadamente tenho que te dizer que... ainda nem sequer tive oportunidade de os experimentar. :(

    Faz parte da crescente lista de "to-do's"... (E como tenho a situação desenrascada com um router WiFi em bridge, não me tenho sentido pressionado a andar a inventar - mas vou tentar acelerar o processo.)

    ResponderEliminar
  20. Preciso de "levar" internet para a garagem que fica a uma distancia de 4 pisos. Alguém que tenha a funcionar com sucesso em condições semelhantes?

    ResponderEliminar
  21. Se tiveres ligação directa do teu quadro à tua garagem não deverás ter problemas.

    ResponderEliminar
  22. @Carlos Martins

    Os condutores partem do quadro eléctrico, não sei é por onde passam até chegarem à garagem. No quadro principal no apartamento tenho um disjuntor que tem na legenda Garagem.

    ResponderEliminar
  23. boas! uma perguntinha... a utilização deste PLC, funciona quando a instalação usa os vulgares ligadores "wago" ?

    ResponderEliminar
  24. Desde que tenhas uma boa ligação à rede eléctrica, deverá funcionar.

    ResponderEliminar
  25. tenho um Devolo para a minha garagem fica a a 4 pisos para baixo e funciona bem

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails