sábado, 27 de dezembro de 2008

Adaptador Ethernet-Coaxial Corinex AV200

Provavelmente já ouviram falar dos adaptadores que utilizam a rede eléctrica para expandir a vossa rede ethernet, os chamados ethernet-to-powerline.

Embora anunciem velocidades até aos 200Mbps, na prática as coisas são bem diferentes - e em muitos casos acaba por ser quase impossível atingir uma velocidade "utilizável".

Então, que outras alternativas há quando precisam de esticar a vossa rede ethernet por toda casa sem usarem soluções wireless nem passarem cabos novos?

Que tal utilizarem os cabos coaxiais que ligam às vossas televisões?
Afinal, é isso que fazem os serviços de Internet por cabo.

A principal vantagem destes adaptadores sobre os powerline, é que o cabo coaxial que transporta os sinais de TV tem muito menos interferências que a rede eléctrica - permitindo um sinal mais limpo e de melhor qualidade.

Adaptadores como estes AV200 da Corinex (obrigado ao Celso, por me ter falado deles) que também anunciam 200Mbps através do cabo coaxial - sem estragar os vossos canais de TV.

7 comentários:

  1. São usados pela pt no meo. O problema é que são ainda mais caros que os equivalentes powerline. Já agora, o problema da powerline é o ruido introduzido na rede electrica por outros equipamentos electricos. Isto pode ser colmatado com a introdução de filtros nesses equipamentos, mas o preço sobe proporcionalmente.

    ResponderEliminar
  2. então e qual a diferença entre este sistema e o powerline? não utilizam ambos a rede electrica de nossa casa?

    ResponderEliminar
  3. O sistemas powerline sim, utilizam a rede *eléctrica*.

    Este não, utiliza a rede de distribuição do sinal de TV (os cabos coaxiais.)

    ResponderEliminar
  4. E o preço destes Carlos? Já agora, havia a uns tempos um mito que dizia que os adaptadores PowerLine causavam problemas de saúde, ouviram falar deste mito?

    ResponderEliminar
  5. @Paulinho

    Atenção que este não é powerline como os que eu comprei, este utiliza os cabos coaxiais da distribuição do sinal da TV e rádio.

    Quanto a fazer mal à saúde... não ouvi. Mas... considerando a quantidade de frequência que temos à nossa volta diariamente, não me parece que seja mais umas poucas a passar nums cabos que façam grande diferença....

    ResponderEliminar
  6. Eu também tenho uma cena dessas de powerline que na caixa diz 200mbits - só que realmente nem aos 10mbits chega :(
    Mas também pro que é, bacalhau basta

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails