domingo, 11 de setembro de 2022

Novo método revoluciona hidrogénio em pó

Investigadores criaram um novo método mecânico-químico de extracção do hidrogénio, que pode ser o passo que faltava para promover o hidrogénio como fonte de energia para o futuro.

O hidrogénio é um dos materiais mais comuns no nosso planeta e possibilita a geração de energia limpa. O problema é que a sua extracção / geração consome grandes quantidades de energia, e o seu armazenamento (em estado líquido ou gasoso) é bastante complexo. Coisas que poderão ter sido resolvidas.

Estes cientistas do Institute for Frontier Materials da Universidade de Deakin na Austrália desenvolveram um método que consegue extrair hidrogénio usando um processo mecânico de centrifugação, que usa uma fracção da energia dos processos actuais. E posteriormente, permite o armazenamento do hidrogénio em pó, podendo ser facilmente guardado e transportado à temperatura ambiente a custo reduzido, bastando ser aquecido em vácuo para voltar a tornar-se um gás.

O processo de centrifugação usa esferas metálicas e materiais que absorvem partes específicas do gás, deixando outros componentes livrea como "resto" do processo. E este mesmo processo poderia ser aplicado a outros tipos de gases, como os que resultam do processamento do petróleo, gastando menos de 10% da energia que é gasta actualmente.

Os investigadores dizem que a descoberta é tão revolucionária que repetiram a experiência dezenas de vezes para terem a certeza de que era mesmo verdade.

Tendo em conta que os actuais processos de destilação dos gases gastam cerca de 15% de toda a energia a nível mundial, facilmente se podem perceber a importância desta descoberta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails