terça-feira, 10 de dezembro de 2019
Heliogen eleva temperatura da energia solar
A Heliogen, uma startup que conta com investimento do Bill Gates, aumentou literalmente a temperatura do aproveitamento da energia solar e abre as portas à sua utilização em sectores onde até agora isso não era possível.
A Heliogen quer aproveitar a energia solar, mas não usa os painéis solares fotovoltaicos que normalmente associamos a esse tipo de geração. Aqui temos um campo repleto de espelhos móveis que focam a luz do sol num único ponto, para atingir uma temperatura elevada.
A técnica não é nova, mas a diferença é que a Heliogen diz ter desenvolvido sistemas que permitem focar os espelhos com muito maior precisão, concentrando ainda mais a luz solar e aumentando substancialmente a temperatura que é possível atingir. Se até ao momento os sistemas actuais apenas se ficavam por um máximo de 700-800ºC, com a tecnologia da Heliogen é possível superar os 1000ºC.
Porque é que isso é importante? As temperaturas superiores abrem as portas para que esta tecnologia possa ser utilizada em indústrias como a da produção de cimento e aço, para as quais as anteriores temperaturas mais reduzidas não eram viáveis; ou até para a produção de hidrogénio com nível de eficiência mais elevado que a dos sistemas actuais.
Vamos esperar que todas estas promessas se concretizem, e ajudem a acelerar a transição para as energias limpas e renováveis.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário