Uma das preocupações de quem compra câmaras IP de baixo custo é, muitas vezes, ficar dependente de um serviço da cloud que impede o acesso directo à câmara. No caso da popular Xiaomi Dafang, isso pode ser facilmente contornado com o recurso a um firmware alterado open-source que permite a sua integração com o Home Assistant.
A Xiaomi Dafang é uma câmara bastante interessante que opta por um sistema pan-tilt bastante curioso que disfarça o mecanismo dentro de uma caixa "rectangular". Só que, tal como em muitos outros produtos da Xiaomi, ao utilizá-la ficamos "obrigados" a usar a app Mi Home da Xiami e a sua cloud... a não ser que se recorra a estes Xiaomi Dafang Hacks de Elias Kotlyar.
O processo de utilização dos mesmos é bastante simples e nem sequer estraga nada. A única alteração à câmara consiste numa pequena alteração que permite carregar o firmware a partir do cartão microSD, bastando depois meter o firmware modificado num cartão - se alguma vez se quiser voltar ao firmware original, bastará eliminar o ficheiro do cartão.
Com o firmware alterado, os utilizadores passam a ter acesso a:
- Stream directo RTSP H264/MJPEG
- Servidor SSH e FTP
- Servidor Web para acesso directo via browser
- Obter imagens JPEG da câmara
- Controlo do motor e regresso ao centro
- Controlar os LEDs coloridos, LEDs IR e filtro IR
- Gravação h264 local
- Gravação e reprodução de áudio
- MQTT
- Integração com o Home Assistant
Ou seja... tudo aquilo que se poderia desejar, numa câmara com qualidade muito decente e com preço na ordem dos 25 euros.
Sem comentários:
Enviar um comentário