segunda-feira, 16 de abril de 2018

Alexa já pode tocar músicas que não se sabe o nome


Se muitas vezes queremos ouvir músicas específicas que conhecemos bem, noutras situações podemos querer ouvir músicas que nem sequer sabemos o nome - e agora a Alexa da Amazon pode ajudar nessa tarefa.

Se o objectivo da tecnologia é simplificar-nos a vida, será um pouco excessivo esperar que todas as pessoas sejam enciclopédias ambulantes que conheçam todos os nomes de todas as músicas que queriam ouvir. Mesmo no caso de artistas ou bandas que gostamos, não somos obrigados a saber todos os nomes de tudo o que já fizeram - ou até o nome de músicas que gostamos (confesso que sou um desses casos, péssimo para me lembrar dos nomes das músicas).

A Amazon está consciente disso, e agora permite que se peça à Alexa para se ouvir música em termos mais genéricos e naturais como: pedir para ouvir uma música de determinado artista que se estava a ouvir ontem ("Alexa, play that Sting song I was listening to yesterday"); pedir para ouvir música que já não se houve há algum tempo ("Alexa, play Queen songs I haven't heard in a while"); isto para além de se poder pedir para ouvir música por estilos ou géneros musicais... mas só para quem também subscrever o serviço Amazon Music e estiver nos EUA ou Reino Unido.

... Agora só falta alguém integrar isto com a capacidade de reconhecimento de músicas do SoundHound ou Shazam, para que se possa dizer "Alexa, toca aquela música que é assim: lá lá laaaa la lá...." :)


P.S. Por aqui, continua a bastar-me o Spotify gratuito no Google Home, que por conta das muitas rádios e playlists, também me deixa ouvir todo o tipo de músicas "genéricas" que lhe peço: best of 80's, best of "bandas/artistas", rock music, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails