domingo, 27 de novembro de 2016

Escada de pedra em espiral desafia a gravidade


A maior parte das vezes vemos arquitectos e engenheiros a "fugir" a situações complicadas, de modo a simplificar o processo de construção; mas depois temos as excepções, como esta escada em espiral em pedra, que parece flutuar no ar sem qualquer suporte.

Esta escadaria em espiral criada pela Webb Yates Engineers é uma daquelas coisas que será capaz de fazer parar qualquer pessoa e de as fazer perguntar: "mas como é que isto é possível?" E a verdade é que não foi simples (nem deverá ter ficado barato).

O truque destas escadas é um sistema de cabos de aço que passa pelo centro dos blocos de pedra que compõem cada degrau, e que garantem a tensão necessária para que a escadaria permaneça na sua posição. Para chegarem até aqui foi preciso muito trabalho, primeiro numa fase de modelação 3D num computador; e posteriormente na construção de um modelo em escala reduzida (de 70%) que foi usado para testes de carga e ver quais os limites que a escada conseguiria suportar, para garantir a sua segurança na versão final.

Podemos dizer que o resultado final é mais que impressionante... e fica a ideia para os actuais ou futuros euromilionários que estiverem a pensar construir ou remodelar a sua casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails