terça-feira, 29 de novembro de 2016

Tesla tornou ilha do Pacífico auto-suficiente com energia solar


A Tesla tem feito enorme aposta na revolução energética (e a aquisição da SolarCity apenas reforça isso) e no Pacífico já implementou uma solução que todos gostaríamos de ver aplicada a todo o mundo: libertando-a da geração de energia de fontes poluentes e tornando-a auto-suficiente apenas à custa da energia solar.

A pequena ilha de Ta'u na Samoa americana tem cerca de 600 habitantes e dependia exclusivamente de geradores a diesel para gerar energia. Mas agora a ilha conta com 5328 painéis solares capazes de gerar 1.4MW de energia e acompanhados por 60 Powerpacks da Tesla para armazenar essa energia. Isto permite que a ilha continue a ter energia durante vários dias mesmo que o Sol decida não cooperar; quando cooperar, bastarão 7 horas para que todo o sistema fique recarregado e reponha a autonomia total.

A Tesla não diz expressamente que este sistema substituíra na totalidade a necessidade dos geradores a diesel, mas diz que o fará a "praticamente 100%". Sendo que, em qualquer caso, irá reduzir imensamente a dependência no combustível, que não só tem ficado cada vez mais dispendioso, como tem o custo acrescido de ter que ser transportado até lá, o que representa ainda mais impacto adverso desta fonte de energia.

Esperemos que sirva como exemplo a seguir... e que num futuro não muito distante todas as casas possam ser auto-suficientes e até contribuir para gerar energia de forma distribuída para a rede nacional/mundial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails