quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Porque se deve cortar o pavio de uma vela antes de a acender


Quer seja para fins decorativos ou funcionais, ainda há quem dê bastante uso às velas, e há algumas dicas simples que permitem tirar o máximo partido das mesmas.

Um dos mais simples e importantes será cortar o pavio de cada vez que se vai acender a vela, de modo a que fique apenas uma pequena secção de fora da cera.


Isto permite que a chama seja mais constante e estável, e simultaneamente provoque menos fumo.

Outras dicas para o uso das velas, é a de que, no caso das velas em copos/vasilhames, nunca se deve acendê-las apenas por pouco tempo, sendo que o ideal é mantê-las acesas até que toda a superfície da cera derreta de forma uniforme.


Isto evita que se vá criando um "túnel" de cera derretida enquanto restos de cera ficam acumuladas nas bordas; sendo que quando se deixa a vela acesa pelo tempo adequado, a cera se vai gastando de forma uniforme e sem restos acumulados.

Também é recomendado que a chama seja protegida ao máximo de correntes de ar; e que no caso de velas com uma área mais extensa, se opte por velas com múltiplos pavios; precisamente para permitir que o aquecimento da superfície possa ser feito de forma uniforme e se evite o efeito de criação dos túneis.

Dicas simples... mas eficazes. :)

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails