segunda-feira, 16 de maio de 2016

Vodafone e Rock in Rio criam a primeira "Cidade Inteligente" do Rock


Se todos nós sabemos as vantagens que a monitorização permite em nossas casas, facilmente imaginamos quantas mais vantagens terá a nível alargado para toda uma cidade. Neste caso, é uma cidade em ponto mais pequeno - a Cidade do Rock in Rio - mas as vantagens continuam a ser apreciáveis.

A Vodafone e o Rock in Rio vão criam a primeira Cidade do Rock Inteligente do mundo, que tornará a 7ª edição deste evento na mais eficiente de sempre. No total foram desenvolvidas cinco soluções que permitem monitorizar, em tempo real, as áreas mais críticas do festival:


  • Smart Energy: Medir os consumos de energia no Palco Mundo, Palco Vodafone, Tenda VIP e Tenda Electrónica de forma a gerir o desempenho energético destes espaços e garantir poupanças significativas no futuro.
  • Smart Water: Supervisionar a rede de água que abastece os 4 hectares do Parque da Bela Vista. Esta solução assegura o controlo do abastecimento, prevenindo interrupções ou irregularidades na distribuição da água.
  • Smart Toilets: Monitorizar e informar o público sobre a disponibilidade de WC´s livres no recinto.
  • Smart Waste: Controlar o processo de recolha dos resíduos sólidos (lixo), optimizando os processos de limpeza durante o evento.
  • Smart Air: Medir os níveis ambientais (gases, qualidade do ar, concentração de CO2, fumos e moléculas). Ao mesmo tempo, alguns desses parâmetros serão divulgados em tempo real.


Tecnologias que não só aumentarão a eficiência do festival, como irão também contribuir directamente para que todos os visitantes tenham uma melhor experiência. Fica também prometido desde já que esta edição servirá como plataforma de testes para que as próximas edições possam ir ainda mais longe nesta "inteligência" adicional.

O Rock in Rio Lisboa arranca já esta semana, a 19 de Maio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails