terça-feira, 17 de maio de 2016

Portugal esteve quatro dias a usar apenas energias renováveis


O caminho para nos livrarmos das fontes de energia poluentes e não renováveis é longo, mas é bom ver que aos poucos vamos seguindo nesse sentido, com Portugal a atingir um novo recorde com o consumo nacional a ser completamente assegurado por fontes renováveis durante mais de quatro dias seguidos.

A notícia foi dada pela ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável - em colaboração com a Associação Portuguesa de Energias Renováveis, que analisou os dados da rede eléctrica nacional e determinou que entre os dia 7 e 11 de Maio o consumo de electricidade foi assegurado na totalidade por fontes renováveis, num total de 107 horas seguidas.

Foram 107 horas durante as quais Portugal não precisou recorrer às centrais a carvão ou a gás natural, demonstrando que esse objectivo poder ser atingido na prático (e que poderá estar, afinal, mais perto do que se imaginava - se houver vontade para tal.)

Vamos lá começar a bater este recorde, com cada vez mais dias consecutivos, até podermos dizer que não mais será necessário recorrer a fontes de energia poluentes. Mas... como também temos que ser realistas, vamos primeiro tentar aumentar este recorde para os 7 dias, e depois para um mês inteiro. :)

Da parte de cada um, cabe também fazer os possíveis para reduzir o seu consumo de energia - afinal, isto é algo que nos toca a todos e não só "aos outros".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails