sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Fluxo mostra-nos o futuro das lâmpadas programáveis direccionais


Quando se pensava que as lâmpadas inteligentes já começavam a estabilizar, eis que nos surge um projecto que leva o conceito de iluminação inteligente a outro nível, criando um sistema que até permite programar até a direcção da luz: o Fluxo.

O Fluxo está a fazer sucesso no Kickstarter e facilmente se percebe o porquê disso. Enquanto nas lâmpadas inteligentes estamos limitados a ajustar a sua intensidade e cor, neste Fluxo podemos dar asas à imaginação e criar infinitas possibilidades de iluminação, programando não só a intensidade da luz desejada de uma forma global, mas sim para toda e qualquer direcção que se pretenda.


Quer isto dizer que podemos fazer com que a Fluxo ilumine apenas o local onde temos uma poltrona e desejamos ler; ou então que ilumine outra área; ou ambas; ou tudo - e não falta sequer a capacidade de criar iluminação adicional para a parte de cima, que pode adoptar qualquer cor pretendida e também de forma direccional.

Enfim, o verdadeiro sonho para todos os fãs da iluminação inteligente, que se combina com sensor de presença para ligar/desligar automático (com detecção automática de cenas em função da hora do dia), possibilidade de controlo usando o interruptor de parede tradicional (para mudar entre cenas sem ter que pegar no smartphone), etc. etc.

O único senão é mesmo o preço, de 369 euros (+19 euros de envio para Portugal)... mas também temos que ter em conta que, para se conseguir um efeito idêntico usando lâmpadas inteligentes RGB seria necessário comprar uma dúzia delas (que no caso de serem Philips Hue, já representaria um valor bem superior a este). Resta assim o de se acreditar que o projecto não se ficará pelo caminho... e de que esta lâmpada irá mesmo durar uma vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails