segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Xandem quer vigiar toda uma casa sem câmaras nem sensores de movimento


Depois de projectos que nos demonstraram que era possível detectar pessoas usando ondas de rádio, eis que nos chega um que aplica a mesma tecnologia para efeitos de vigilância doméstica.

Este Xandem Home é um sistema de monitorização para casas, que troca as câmaras e sensores de movimento por discretos emissores e receptores de rádio que permitem ter uma cobertura total de toda a área sem que isso transforme a casa num antro "big brother" repleto de câmaras e sensores a piscar em todos os cantos.

É certo que uma solução deste tipo não permite "ver" o que se passa em casa (e daí a necessidade de se poder querer manter algumas câmaras), mas por outro lado será bastante mais eficiente a monitorizar todo o tipo de movimento que houver em casa e que se torna de particular interesse para casas onde a cobertura por sensores de movimento tradicionais seja complicado devido ao seu formato.

Infelizmente, este Xandem Home tem ainda um custo bastante avultado (475 dólares + portes) pelo que ainda não será a solução ideal para todos. Mas, é de prever que em breve comecem a surgir soluções idênticas que possam dar uso aos sinais que já temos a circular pela casa (WiFi por exemplo), e que possam ter preços mais atractivos.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails