terça-feira, 13 de outubro de 2015

Painéis solares mais eficientes desviando a luz dos contactos


Enquanto vamos aguardando por painéis solares hiper-eficientes de baixo custo, temos que nos ir contentando com todos os pequenos melhoramentos que vão sendo feitos, com este que propõe direccionar a luz para onde ela pode ser usada e aumentar a eficiência dos painéis em até 10%.

Os painéis solares não são constituídos por uma área 100% capaz de converter a luz em electricidade. Existem condutores que ligam as diferentes células solares, e que comem a área útil efectiva. A proposta destes investigadores passa por utilizar um sistema que permita redireccionar a luz que incidiria sobre estas secções, para as células solares propriamente ditas.

Isto seria algo que poderia ser conseguido com a utilização de uma cobertura de polímeros que actuasse como lente; ou fazer com que os canais condutores fossem eles próprios capazes de reflectir a luz incidente nas células logo ao lado.

Segundo os cálculos feitos, este sistema poderia melhor em 10% a eficiência de um painel solar, permitindo aproveitar praticamente toda a luz incidente, em vez de deixar que parte dela caísse sobre áreas onde não será utilizada.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails