terça-feira, 26 de maio de 2015

EDP obrigada a instalar contadores inteligentes até 2020


Se têm por hábito enviar a contagem do vosso contador de electricidade, já não falta muito para que possam deixar de o fazer. Portugal terá que seguir as normais europeias, que ditam que pelo menos 80% dos contadores instalados terão que ser "inteligentes", o que significa que a EDP terá que alterar quase 5 milhões de contadores.


Os contadores inteligentes permitem uma gestão da rede eléctrica muito mais eficiente, sendo capazes de enviar as contagens em tempo real para o fornecedor de energia (evitando a necessidade de o fazermos manualmente, ou de haver alguém que tenha que lá ir regulamente tirar a contagem), e permitindo funcionalidades como alertar os clientes em caso de consumos excessivos e/ou anormais. Permitem também funcionalidades que serão um pouco mais polémicas, como permitir o corte ou re-ligação da energia remotamente.

No entanto, para que tal aconteça, tudo fica ainda dependente de um pequeno "pormenor", de que a troca por estes novos contadores deverá ter um custo-benefício positivo. Decisão que será estudada e analisada pela ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos). Vamos esperar que sim, pois parece-me absurdo quem em pleno século XXI ainda haja quem tenha por missão andar de porta em porta a tirar contagens de um contador.


E já agora, ERSE, que tal terem a sensatez de acabarem com a ridícula taxa de "potência contratada" que veio servir para compensar o fim do "aluguer do contador"? Isso é que era... :P

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails