terça-feira, 26 de maio de 2015
EDP obrigada a instalar contadores inteligentes até 2020
Se têm por hábito enviar a contagem do vosso contador de electricidade, já não falta muito para que possam deixar de o fazer. Portugal terá que seguir as normais europeias, que ditam que pelo menos 80% dos contadores instalados terão que ser "inteligentes", o que significa que a EDP terá que alterar quase 5 milhões de contadores.
Os contadores inteligentes permitem uma gestão da rede eléctrica muito mais eficiente, sendo capazes de enviar as contagens em tempo real para o fornecedor de energia (evitando a necessidade de o fazermos manualmente, ou de haver alguém que tenha que lá ir regulamente tirar a contagem), e permitindo funcionalidades como alertar os clientes em caso de consumos excessivos e/ou anormais. Permitem também funcionalidades que serão um pouco mais polémicas, como permitir o corte ou re-ligação da energia remotamente.
No entanto, para que tal aconteça, tudo fica ainda dependente de um pequeno "pormenor", de que a troca por estes novos contadores deverá ter um custo-benefício positivo. Decisão que será estudada e analisada pela ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos). Vamos esperar que sim, pois parece-me absurdo quem em pleno século XXI ainda haja quem tenha por missão andar de porta em porta a tirar contagens de um contador.
E já agora, ERSE, que tal terem a sensatez de acabarem com a ridícula taxa de "potência contratada" que veio servir para compensar o fim do "aluguer do contador"? Isso é que era... :P
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário