segunda-feira, 9 de março de 2015

Switchmate automatiza os interruptores de parede manuais


O ano de 2015 poderá ser (finalmente) o ano em que a domótica passará a ter muito maior divulgação e a tornar-se algo de "interesse público". Este Switchmate é uma proposta curiosa que chega ao Indiegogo, e que facilita a automatização de interruptores de parede já existentes.

Não faltam soluções para automatizar a iluminação em nossas casas, de múltiplas formas e para múltiplos níveis de preço. Temos coisas como as lâmpadas inteligentes, e temos também módulos de parede que substituem ou se escondem atrás dos interruptores tradicionais. Mas no caso deste Switchmate, nem sequer há trabalho de instalação.

O Switchmate é um sistema que basta encaixar directamente sobre um interruptor de parede existente, e dá-nos a capacidade de o controlar remotamente.


Este sistema tem comunicação via bluetooth e limita-se a actuar mecanicamente os interruptores já existentes - não faltando a muito importante possibilidade de podermos continuar a operar o interruptor localmente com um simples toque, e sem necessitarmos de um smartphone por perto.

É o tipo de solução que agradará às pessoas que não gostarem de mexer na sua instalação eléctrica, mas infelizmente a sua compatibilidade limita-se a dois estilos de interruptores que são populares nos EUA mas não no nosso país, o que reduz drasticamente o seu possível interesse. De qualquer forma, continuo a achar que sejam mais interessantes os micro-módulos de esconder por trás dos interruptores, ou então interruptores já "inteligentes" de origem, e que dispensem estes passos mecânicos adicionais,


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails