quinta-feira, 5 de março de 2015

ARM e IBM criam kit para a Internet of Things


A "Internet of Things" está destinada a tornar-se numa palavra-chave repetida até à exaustão nos próximos anos - destronando a tão popular "cloud" - e até a ARM nos quer dar uma ajudinha com um kit de iniciação rápida que também conta com auxílio da IBM.

É incrível como hoje em dia se pode, com meia dúzia de componentes comprados numa loja, fazer coisas que anteriormente estariam apenas ao alcance de grandes empresas com inúmeros especialistas de múltiplas áreas, e um orçamento avultado para o conseguir fazer. Neste caso, temos um kit que nos permite, em poucos minutos, já ter um sistema "físico" capaz de interagir com apps na internet.

Este ARM mbed IoT Starter Kit contém uma placa de desenvolvimento com um Cortex-M4, e uma placa de expansão com inúmeros "extras" - como sensor de temperatura, acelerómetro, potenciómetros, buzzer, micro-joystick, LED RGB, e um LCD monocromático - que se poderão usar como protótipos para criar os sistemas que se pretendem.

Embora ainda não tenha o preço definido, há quem diga que poderá custar apenas 50 dólares, e já servirá para nos dar uma ideia de que será inevitável que, a curto/médio-prazo, até produtos descartáveis tenham conectividade com a internet, para reportarem o seu estado ou para fazerem mil e uma outras coisas com que se possa imaginar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails