domingo, 4 de janeiro de 2015

D-Link prepara gateway com Z-Wave


Todos desejamos ter uma casa "inteligente", e há anos que se vai dizendo que "este" é que será o ano da domótica, mas talvez em 2015 isso finalmente se torne verdade - e pelo menos a D-Link está a fazer os possíveis para que isso aconteça.

O panorama da domótica continua a ser uma autêntica "selva", onde de um lado temos produtos proprietários e sistemas fechados; e do outro temos produtos abertos onde a sua integração continua a ser demasiado complicada para um utilizador final.

A D-Link já tem lançado alguns produtos para o este segmento, como as suas câmaras WiFi, mas em breve irá dar mais um passo que mostra as suas intenções: um gateway Z-Wave, com o qual adicionará sensores de movimento de e abertura de portas e janelas ao seu catálogo.



A opção pelo Z-Wave significa também que será relativamente simples comparem-se produtos Z-Wave adicionais (e de outros fabricantes) para os usarmos com este sistema. Sendo que agora, tudo o que falta saber é o preço deste gateway e esperar que seja extremamente competitivo (assim como o dos seus sensores).

Embora preferíssemos ver uma aposta clara de um gigante como o Google nesta área (que já foi prometida - mas nunca concretizada - com o Android@Home)... parece que vamos ter mesmo que ir avançando sem esperar por eles. (Mesmo se recentemente mostraram uma tímida reaproximação a este tema, com o controlo do NEST directamente a partir do Google Now.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails