quinta-feira, 24 de julho de 2014

"Fábrica de Alfaces" cultiva-as no interior com iluminação LED


Já sabemos que as produções agrícolas e hortícolas tem sido cada vez mais industrializadas para fazer face às necessidades crescentes de uma população em crescimento. No Japão, já temos autênticas "fábricas" de alfaces onde se maximiza a produção... dentro de um armazém.

Se uma horta é algo que normalmente se associa a um campo ao ar livre, em breve esse significado poderá mudar. Shigeharu Shimamura, levou a produção de vegetais para o interior de uma antiga fábrica da Sony, recorrendo a iluminação LED especial concebida para maximizar o crescimento de plantas. Ocupando metade do tamanho de um campo de futebol, já produz mais de 10 mil alfaces por dia; com as plantas a serem colocadas em tabuleiros sobrepostos que maximizam a área cultivada.

A produtividade face a uma quinta tradicional é 100 vezes superior, devido à possibilidade de se controlar com precisão os ciclos "diurnos-nocturnos" usando os LEDs, fazendo com que as plantas cresçam 2.5x mais depressa e reduzindo a quantidade de vegetais que são rejeitados (que numa plantação convencional podem chegar a ser de 50% e que aqui baixam para apenas 10%.) Uma vez que também a temperatura, humidade e irrigação são cuidadosamente controladas, o gasto de água reduz-se também a 1% do que seria necessário para uma plantação equivalente tradicional.

Dá que pensar...

2 comentários:

  1. Devem emitir luz na faixa dos ultravioleta, que as plantas usam para crescer.
    A ser verdade, Isto dá novas perspectivas para os traficantes de cannabis, que usam lâmpadas ultravioleta muito mais gastadoras, através das quais são apanhados, devido ao consumo elevado de energia, sem razão aparente.

    ResponderEliminar
  2. Yup. Fazendo uma pesquisa por uv led da resultados interessantes, um em particular, http://www.instructables.com/id/Growing-Plants-With-LED-Lights/
    "The idea for this came from an odd source, a friend of my step fathers recently had to run away to a different country because he was caught purchasing large quantities of lights from electrical stores for growing some none-too-legal plants indoors.
    I don't condone this in any way, by all accounts the man was an idiot. But it got me thinking about ways to grow plants under artificial lights,after a bit of thinking and a lot of googleing this project was born! "

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails