quinta-feira, 20 de março de 2014

Aspirador robot já usa scanner laser para mapear as salas

Parece que os pequenos aspiradores robot não param de adicionar novas tecnologias para limpezas mais eficientes. Depois dos modelos que surgiram com uma câmara que lhes permitia uma melhor navegação (mas só se tivessem luz suficiente para "verem") surgem agora modelos da Neato Robotics que contam com um scanner laser para uma navegação à prova de erros.



Em vez de andar "cegamente" a bater nas paredes e móveis, este aspirador robot da Neato consegue analisar o formato da divisão e elaborar a rota ideal para uma limpeza mais eficiente sem passar repetidamente pelos mesmos sítios - e no caso de ter que regressar à base, saberá em seguida retomar a limpeza do ponto em que tinha ficado. O seu formato permite-lhe também chegar aos cantos que os robots circulares têm maiores dificuldades em chegar.

Seria algo interessante de colocar à prova, uma vez que nem sempre a "inteligência acrescida" funciona tão bem no dia a dia da realidade como é prometido pelos vídeos publicitários. Mas a ideia de adicionar um scanner laser para medir a sala parece-me interessante... embora gostasse de ver que tal se comporta com as "tralhas" que habitualmente temos espalhadas pela casa, e que tantas vezes estragam os planos a estas simpáticas máquinas.

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails