sábado, 22 de março de 2014

Como funcionam as lâmpadas modernas?

A maioria das pessoas sabe que pode acender ou desligar uma lâmpada tocando num botão ou interruptor, mas até que ponto sabem como é que a luz realmente é gerada no interior de uma lâmpada? O seguinte vídeo mostra-nos o que se passa "lá dentro" e as diferença entre as lâmpadas incandescentes, fluorescentes, de LEDs, e outras.

Lâmpadas de tungsténio, halogénio, fluorescentes, de vapor, LEDs, são diferentes tipo de lâmpada que têm em comum o seu objectivo final: produzir luz. Com diferentes eficiências, intensidades e potências, umas continuam a ser mais apropriadas que as outras, dependendo dos requisitos pretendidos - mas com óbvia vantagem para a maior eficiência dos LEDs. (Embora nem sempre isso se traduza em resultados práticos como os que são esperados - veja-se o caso em que a aplicação de LEDs em semáforos em zonas frias fez com que a neve tapasse as luzes, coisa que não acontecia com as lâmpadas tradicionais, que devido ao seu aquecimento derretiam a neve.)

Mas fiquem com o vídeo, e certamente sairão daqui com umas ideias luminosas na cabeça... ou pelo menos sabendo como é que essa luz é gerada.


[republicado do Aberto até de Madrugada]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails