quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

DECO lança simulador de IMI para saber se pagamos demais


Os Portugueses já estão bem (mal?) habituados a ver as contas a subirem e os ordenados a baixarem, e a última coisa de que precisam é de continuar a pagar anualmente pela casa que compraram na tentativa de escaparem a uma renda vitalícia. O IMI acaba por ser uma renda à qual não se pode escapar, mas pelo menos podemos certificar-nos de que não estamos a pagar um valor excessivo injusto.

Segundo a Deco, há milhares de portugueses que estão ser "roubados", e disponibilizou um simulador online onde qualquer pessoa poderá introduzir os dados da sua habitação e verificar se é o caso.

Embora as Finanças garantam que os valores de todos os imóveis são actualizados a cada três anos, a Deco diz que há dois parâmetros do cálculo - a idade do imóvel e o preço por metro quadrado - que não o estão a ser, prejudicando os proprietários. Esta "falha" já teria sido reportada ao Parlamento há mais de um ano, mas parece não ter surtido qualquer efeito... e torna-se ainda mais grave por ser algo para o qual não há desculpas de não ser feita automaticamente, visto tratarem-se de dados informatizados que já constam do sistema das Finanças.

Nada como darem um salto ao simulador e verem se no vosso caso as coisas batem certo... ou se também fazem parte dos que estão a contribuir mais do que seria devido para o Estado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails