sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Iluminação automática LED para corredores


Não há nada mais irritante do que quererem ir a algum lado a meio da noite, e terem que ligar a iluminação "de tecto", não só causando um choque luminoso para os nosso olhos mas que também poderá incomodar os restantes residentes. Felizmente, há soluções que podem ser implementadas por valores ridiculamente acessíveis, como neste exemplo que hoje vos trago.

Recorrendo a umas fitas LED e um pequeno Arduino ligado a um sensor de movimento, é possível criarem uma iluminação suave para colocarem nos rodapés, que garantirá que não andam aos tropeções pela casa mas que não irá incomodar ninguém.

Este projecto pode ser feito numa questão de horas e custa apenas umas dezenas de euros - e tem como vantagem adicional a infinita versatilidade de o poderem expandir ou modificar de acordo com as vossas necessidades. Querem que a iluminação faça um fade out mais lento? É só alterarem umas linhas no programa... ou que tal ter em conta a hora do dia e iluminação ambiente para escolherem entre diferentes velocidades de fade-in/fade-out ou brilho máximo?

E já nem falo de usarem o sistema com fitas LED RGB programáveis que pudessem mudar de cor em função de outros parâmetros, ou que tivessem animações a acompanhar o vosso movimento, iluminando apenas o chão em redor do sítio em que se encontram. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails