quarta-feira, 13 de novembro de 2013

One World Trade Center oficialmente reconhecido como o mais alto nos EUA


Com os seus 541m de altura (quando estiver totalmente concluído) o One World Trade Center passou a ser oficialmente reconhecido como o edifício mais alto dos EUA e o terceiro mais alto do mundo. À sua frente ficam apenas o meteórico Burj Khalifa no Dubai com os seus 828m, e o Makka Royal Clock Tower Hotel em Meca com 601m de altura.

Mas, esta decisão não esteve isenta de polémica, pois novamente foram levantadas questões sobre se o pináculo no seu topo deveria ser contabilizado para a altura, e para isso era necessário que fosse considerado arquitecturalmente significativo e não apenas uma antena, como em muitos outros edifícios. No One World Trade Center, foi considerado que era mesmo em elemento arquitectónico que faz parte integrante do edifício (para além de que não existe qualquer equipamento ou funcionalidade de "antena" - contendo apenas iluminação decorativa), e foi graças a isso que pode passar para o topo da lista de edifícios mais altos nos EUA, superando a Willis Tower (ex-Sears Tower) que no entanto continua a ter o piso em utilização mais elevado dos EUA.

Caso no futuro a estrutura venha a ser utilizada como antena, o One World Trade Center poderá ser alvo de nova análise e ver a sua altura oficial recalculada para o tecto do edifício e não o topo do seu pináculo.

Mas... penso que nessa altura já ninguém estará muito preocupado com o estes prédios com cerca de meio quilómetro de altura... O que queremos é o primeiro edifício a ultrapassar os 1000m de altura - e eventualmente, lá chegaremos ao "mile-high": ou seja, um edifício que supere os 1609m de altura! Aí sim... já começaremos a falar em alturas a sério, e até recomendo que façam dos saltos em para-quedas uma atracção turística. :)


Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails