segunda-feira, 11 de novembro de 2013

LG, Bosch, Cisco e ABB querem criar sistema aberto para casas inteligentes


A domótica é algo bem real, mas as décadas vão passando e continuamos a aguardar pela chegada de um sistema "milagroso" que faça com todos os equipamentos falem uns com os outros. Hoje em dia podemos ter uns módulos X10 em casa, mas depois queremos controlar outra coisa e é necessário recorrer a módulos Z-Wave; e se calhar compramos um frigorífico inteligente mas que não é reconhecido no sistema que usamos e que portanto fica "isolado" do resto da casa; etc. etc.

A LG, Bosch, Cisco e ABB querem fazer algo quanto a isso, e uniram-se para criarem uma plataforma aberta para uniformizar o acesso universal a todo o tipo de equipamentos, quer seja via KNX, ZigBee, WiFi, ou outros. A ideia é permitir a livre circulação de dados entre os diversos equipamentos, de forma a que um media center possa - por exemplo - comunicar com os estores eléctricos e fechá-los quando vão ver um filme; ou que a máquina de lava possa piscar as luzes ou tocar uma mensagem na divisão em que estão quando terminar o ciclo de lavagem; para não falar de vos enviar um alerta caso um sensor de movimento detecte movimento em casa quando não era suposto lá estar alguém.

Claro que é um objectivo a que muitos outros consórcios já se têm proposto ao longo dos tempos, e até ao momento ainda nenhum parece ter conseguido atingir o sucesso desejado. Pessoalmente, acho que só quando um gigante como o Google/Apple/Microsoft se aventurarem a entrar neste segmento é que as coisas irão avançar, a bem ou a mal. O Google bem que poderia/deveria ter feito isso quando nos apresentou o seu Android@Home... que desde então foi esquecido e nunca mais apareceu. Talvez depois de lançar o seu Google Glass o Google se relembre que uma forma de mudar o mundo seria também transformar os nossos lares em locais mais inteligentes e eficientes, e se relembre desse seu projecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails