segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Ponte D. Maria Pia no Centro do Porto


Que vos parece a ideia do Porto passar a ser dominado por uma imponente estrutura metálica a pairar sobre a cabeça dos portuenses? Para os arquitectos Pedro Bandeira e Pedro Nuno Ramalho, o Porto teria muito a ganhar com a relocalização da desactivada Ponte ferroviária D. Maria Pia para o centro da cidade, tornando-se num monumento único a nível mundial e que atrairia ainda mais turistas à cidade.

Parece uma ideia demasiado louca para sequer ser considerada, e acho que mesmo os fãs das ideias mais loucas iriam sentir a necessidade de se sentarem por alguns momentos para repensarem esta proposta. E na realidade, a proposta não ganhou o concurso de ideias onde eram pedidas formas de revitalizar o centro do Porto...

Para mim, para que algo deste tipo pudesse vencer, faltavam alguns aspectos essenciais... por exemplo, em vez de deixar a ponte sem qualquer propósito no centro da cidade, aproveitá-la para se construir uma linha aérea do TGV que até iria obrigar o Japão a repensar o seu conceito de futurismo (e para nós, era questão de mais bilião de dívidas ou menos bilião... nada de especial); ou no mínimo, transformar a ponte relocalizada numa plataforma de bungee jumping (de preferência com saltos gratuitos para o pessoal de Porto e Gaia). Aí sim, as hipóteses de vermos este projecto aprovado subiriam em flecha!

... ou então não. :)

1 comentário:

  1. Sou normalmente conservadora, e até posso concordar que o custo do projeto pudesse ser demasiado elevado para o nosso contexto atual, mas a ideia parece-me louca o suficiente para ter o efeito desejado. Estou de facto convencida que traria ainda mais turistas, pela originalidade do monumento!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails