sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Lâmpadas LED cada vez mais acessíveis

Começamos finalmente a chegar a um ponto em que já não há desculpas para não se comprar lâmpadas LED. Nos EUA as lâmpadas LED de 800lm (iluminação equivalente a lâmpadas de 60W, mas gastando apenas 11W) já baixaram da fasquia dos $10 dólares - e por cá a coisa também está bastante próxima. No IKEA podem encontrar a gama de lâmpadas LEDARE com preços relativamente próximos (embora estranhamente no site agora não consiga encontrar as lâmpadas mais potentes - e tentar visitar a página de produto redirecciona para uma página generalista do catálogo).

Algo que me faz relembrar também que tenho uma review em falta, pois da última vez que passei no IKEA trouxe um "lote" delas, de várias potências - incluindo umas dimmable - para ver que tal se comportavam. (Ai, que bem precisava de dias com 48h, ou fins-de-semana com quatro dias!)

Já pus uma em "stress test" num corredor ligada a um sensor de movimento, local que habitualmente estoura com qualquer lâmpada em cerca de 6 meses devido ao acender/apagar frequente (e mesmo assim tenho o período de "on" já esticado para evitar ainda maior frequência de ciclos) e se daqui por um ano ela ainda lá estiver... fica mais que aprovada.

A nível da tonalidade da cor também não há problemas, já que dão uma luz "warm white" bastante agradável e equivalente a lâmpadas incandescentes tradicionais - penso que também há versões em cool white (luz mais "azulada") mas não vos garanto - e com o site no estado actual, também não consigo tirar isso a limpo.

Seja como for, da próxima vez que tiverem que comprar lâmpadas, não se esqueçam de espreitar as opções LED. Poderá ser necessário um investimento inicial adicional - que felizmente já começa a ser comportável - mas depois irão recuperar nos consumos ao longo dos próximos anos.

9 comentários:

  1. O que diz a deco sobre as lâmpadas LED:
    http://www.deco.proteste.pt/casa/eletricidade-gas/noticia/lampadas-led-novas-regras-pouco-exigentes/2

    ResponderEliminar
  2. Há alguns meses comprei algumas lâmpadas LED para experimentar. Vieram da DX porque na altura a diferença de preço era considerável. Tenho uma sala num duplex com 2 candeeiros que ora estão ligados durante muito tempo, ora estão ligados apenas para subir as escadas. As lâmpadas fluorescentes não duravam muito tempo, as incandescentes consumiam demasiado. Mudei para LED e escrevi a data nas lâmpadas (julgo que aprendi esta dica algures neste blog). Neste momento estão lá há mais de 2 meses e sem problemas. Verifiquei com o medidor de consumos eléctricos que cada lâmpada consome cerca de 6W (igual ao anunciado). E ainda tem a vantagem que não passa pela fase de aquecimento como as fluorescentes.
    Entretanto mandei vir mais algumas mas como qualquer material vindo daquele lado do mundo, uma vinha com defeito. Vou aproveitar para abrir e ver o interior.

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho mandado vir E27, E14 e mr16 de hong kong, com resultados satisfatórios, para a grande diferença de preço que existe.
    Quanto ás leds "fluorescentes" (formato t8), já não compensa, pois já há casas em Portugal a praticar preços bem competitivos.

    ResponderEliminar
  4. As lâmpadas do IKEA costumam se mt más. Ja comprei LEDs na net e no leroy e gostei mt das do leroy custaram cada 6 euros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito más em que aspecto? Já comprei das IKEA de 400 e 600 lumens e até agora nunca tive chatices....

      Eliminar
  5. Ainda esta semana experimentei várias lâmpadas LED recentes de diferentes formatos que diziam ser warm white (3000K) e todas me pareceram brancas demais, resultando numa luz inóspita para a sala ou para os quartos. Uso-as na cozinha e nas casas-de-banho. Onde se encontram lâmpadas led com tonalidade tão quente quanto as de halogénio ou tungsténio?

    Obrigado,
    Nuno

    ResponderEliminar
  6. As ledare do IKEA que comprei são bem "amarelas" (2700k).

    ResponderEliminar
  7. Ok fiquei curioso. vou lá comprar umas para experimentar. obrigado.

    ResponderEliminar
  8. Preciso de comprar várias lâmpadas G9 e G4, o que me sugerem? Algum site ou loja online? Não queria arriscar nas chinocas com medo que não sejam muito seguras.

    As do Ikea parecem-me pouco potentes, 2W acho que dá pouca luz... Queria comprar algo de 3.5W mais coisa menos coisa.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails