domingo, 6 de outubro de 2013

iBeacons aplicados à Domótica


Uma das novidades do novo iOS7 foi a implementação de um serviço que dá uso ao Bluetooth para fazer o tipo de coisas que até ao momento estava a ser atirado para o NFC, mas com algumas vantagens adicionais: os iBeacons.

Os iBeacons têm sido demonstrados com utilizações para lojas e museus, em que o simples acto de nos aproximarmos de um local pode sinalizar tarefas que podemos fazer nos nossos equipamentos: por exemplo, dar informações sobre determinada loja ou descontos disponíveis; ou qualquer outra coisa que faça sentido de estar "geo-localizada", mas com níveis mais precisos do que a mera triangulação ou localização GPS, e com a vantagem de que podem funcionar no interior.

Com os iBeacons é possível definir três níveis de aproximação: distante (de 5 a 70m de distância); próximo (2 a 3m) e imediato (10cm). Com estas informações é possível realizar diferentes tarefas desde que se tenha a app adequada ao iBeacon em questão, e isso faz com que se possa antever a colocação de diferentes iBeacons em diferentes locais da nossa casa, e ter uma app que automaticamente ajuste o que for necessário em função da nossa localização: por exemplo, ao passarem da sala para o quarto, desligar automaticamente a TV da sala e ligar a do quarto para poderem continuar a ver o que estavam a ver; e tudo o resto que conseguirem imaginar relacionado com a detecção e localização de onde vocês estão.

Os iBeacon são mais caros que as tags NFC, mas como se está a ver, oferecem muitas mais vantagens, e ainda assim podem ser considerados relativamente económicos (há empresas a vender 3 iBeacons por cerca de 70€; e há também quem já esteja a fazer os seus próprios iBeacons).

Se estavam com algum problema para o qual desejavam ter a possibilidade de fazer micro-localização com precisão dentro de casa... vai valer a penas ficar de olho nestes iBeacons.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails