terça-feira, 8 de outubro de 2013

Fusão Nuclear ultrapassa marco histórico


A energia atómica é muitas vezes associada a grandes problemas e tem má fama... mas isso é por culpa da dos sistemas populares que conhecemos e que recorrem à fissão nuclear. Por sua vez a fusão nuclear, o mesmo tipo de reacção que ocorre nas estrelas (e o nosso Sol), tem sido algo perseguido à décadas e que infelizmente parece não estar próximo de nos trazer uma fonte quase inesgotável (e limpa) de energia. Mas finalmente parecemos estar a chegar lá perto.

Até ao momento, para se atingir um estado de fusão, é necessário gastar mais energia do que a que é produzida. Mas numa experiência realizada em Setembro, pela primeira vez obteve-se mais energia produzida pelo gerador de fusão do que a que estava a ser absorvida por ele! É um marco histórico, que faz renascer a esperança de que o objectivo final esteja mais próximo que nunca.

Esse objectivo é fazer com que a energia gerada permita sustentar a reacção por tempo "indefinido" enquanto houver combustível para tal. Isso ainda não foi atingido, uma vez que ainda há perdas no sistema que fazem com que nem toda a energia gasta seja efectivamente transferida e absorvida. Em termos simples, imaginem que têm que gastar 100W para que o sistema absorva 50W, e que desses 50W ele consiga produzir 60W. (Valores inventados, não faço ideia das proporções ou eficiências/perdas de cada uma destas fases). Mas sejam esses valores quais forem... ninguém poderá retirar o mérito e a importância deste passo que nos aproxima de um futuro onde a fusão nuclear poderá resolver todos os problemas de energia sustentável, barata, e limpa.

1 comentário:

  1. Muito antes de querer tirar partido disso para bons fins vão querer dar aplicações militares dessa coisa...

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails