quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Japão quer Energia Solar captada em Órbita


Depois do incidente de Fukushima que se tem revelado num pesadelo continuado sem fim à vista, o Japão olha para o futuro em busca de alternativas mais limpas e seguras para a geração de energia. Uma das suas propostas é a criação de colectores solares em órbita que captarão a luz do sol sem interferência da atmosfera e que reenviarão a energia para o solo.

Para além de se tratar de energia limpa, a ideia é a de eliminar a possibilidade de um desastre natural destruir a capacidade de geração de energia. Neste caso, mesmo que a estação receptora de energia no solo fosse destruída, poderia ser reconstruída de forma relativamente rápida (e até reposicionada). Claro que também se terá que considerar a possibilidade de haver um desastre em órbita - com pequenos micrometeoritos ou outros objectos a poderem colidir com o satélite; mas se temos tido satélites a sobreviver em órbita durante décadas, penso que não será por aí (para além de que certamente existiriam vários satélites para redundância acrescida).

O maior problema parece-me ser a questão da transmissão da energia para o solo. As opções em cima da mesa são usar lasers ou micro-ondas, sendo que em qualquer um destes casos se poderá dizer que estes sistemas facilmente poderia ser transformados em armas - bastaria redireccionar o feixe de energia para um qualquer alvo para em pouco tempo "fritar" tudo o que lá estivesse. Mas isto acaba por ser algo inevitável em qualquer sistema de geração de energia: ora veja-se o caso da energia nuclear!

Claro que um sistema deste tipo deverá ter todo o tipo de seguranças para garantir que esta transmissão seja direccionada para onde não deve - assim como um circuito de emergência que interrompa o processo em caso de algum incidente no solo. Mas por via das dúvidas, acho que vou já patentear umas telhas espelhadas anti-laser e reflectivas de micro-ondas... nunca se sabe se poderá vir a dar jeito no futuro. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails