quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Qualcomm compra a Arduino

A Qualcomm comprou a Arduino e lança novo Arduino Uno Q e App Lab.
A Qualcomm anunciou a compra da Arduino, a empresa que muito contribuiu para o hardware open-source e microcontroladores acessíveis. Apesar da aquisição, a Arduino continuará a operar como marca independente, mantendo o suporte a sua ampla gama de microcontroladores e microprocessadores. Segundo a Qualcomm, os 33 milhões de utilizadores activos da Arduino vão agora beneficiar da sua tecnologia avançada (em áreas como a AI e conectividade), bem como da sua presença global.

Juntamente com o anúncio, foi apresentada o Arduino Uno Q, uma nova placa de desenvolvimento de última geração com uma arquitectura de "duplo cérebro" que combina um microprocessador compatível com Linux Debian com um microcontrolador "real time" com processador Qualcomm Dragonwing QRB2210. Este modelo será adequado para criar soluções AI com som e visão, aplicáveis a casas inteligentes ou sistemas de automação industrial.
Este novo Uno Q mantém total compatibilidade com o Arduino IDE e o ecossistema Uno, sendo também a primeira placa a integrar o Arduino App Lab, uma plataforma open-source criada para desenvolver soluções baseadas em AI de forma mais rápida. O App Lab unifica fluxos de trabalho entre sistemas operativos em tempo real, Linux, Python e AI, facilitando o processo de transformar uma ideia num produto real. O App Lab integra ainda a plataforma Edge Impulse, que permite criar e optimizar modelos AI com dados reais, útil para tarefas como detecção de objectos ou pessoas, detecção de anomalias, ou reconhecimento de sons e palavras-chave.

Resta agora esperar que a Qualcomm se mantenha fiel à sua palavra e não "estrague" todo o trabalho feito pela Arduino a nível de conquistar a confiança dos utilizadores.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails