quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Problemas de Electricidade na EDP? A culpa é do "desconhecido"


Lembram-se do meu triste incidente de Agosto, do célebre dia em que acordei com as UPS a apitar e descobri que a electricidade andava a oscilar dos 180 aos 280V? Pois bem, finalmente a EDP mandou-me resposta à reclamação que apresentei pelos danos causados. (Contrariamente à velocidade de resposta do piquete, parece que responder a um email é algo que pode demorar vários semanas...)

Mas mesmo com o tempo exagerado, não estava à espera que a resposta começasse assim:
"Gostaríamos de agradecer o seu contacto e de o informar que não podemos assumir os danos que nos refere"!

Começamos bem... e prossegue com uma lenga-lenga dizendo que  o incidente foi causado por um furto de terceiros, não identificados, e que constitui um acto fortuito ou de força maior, e que como tal a responsabilidade não é da EDP mas sim dos seus causadores - remetendo-me para apresentar queixa na GNR.

Mas como é que é???

A companhia a quem eu contrato o serviço de electricidade faz-me entrar mais de 280V pela casa dentro, e eu é que tenho que andar a chatear-me a ir ao posto da GNR fazer queixa contra "um desconhecido"? E se tivesse sido uma árvore a cair sobre o posto de transformação, será que tinha que ir falar com ela? E no caso de ter sido culpa da trovoada, direccionavam-me para o São Pedro (ou Zeus, talvez)?

Já estou mesmo a ver que "vou ficar a lerpar"... mas vão continuar a ouvir. Ou então, talvez seja altura de no momento do pagamento haver algum acto fortuito ou de força maior, e depois mando-os falar com alguém por identificar para que resolvam o assunto!

12 comentários:

  1. Não sei onde mora mas pelos vistos a peça roubada era importante porque tenho pelo menos 5 clientes nas Caldas da Rainha cujos computadores/eletrodomesticos fritaram pela mesma altura...lol

    ResponderEliminar
  2. a resposta é de rir... No final do mês quando for para pagar a factura da EDP não a vou pagar, e depois alego que ia pagar mas que me assaltaram, por isso que façam queixa na GNR contra o ladrão que me assaltou heheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão valido como a desculpa deles. Foste assaltado, não tens dinheiro para pagar. Vão procurar o ladrão.

      Eliminar
  3. Se calhar podes ir à GNR apresentar queixa contra a EDP, com a justificação de que eles te aconselharam a fazê-lo, é claro

    ResponderEliminar
  4. Roubo de cabos e descargas atmosféricas, são alheios à responsabilidade da EDP. Apenas poderia culpar se fossem por causa de manobras mal feitas na rede. Existem vários casos de tribunal que decidiram a favor da EDP. Uma pesquisa na net encontra.

    ResponderEliminar
  5. Eu mudava já para outro fornecedor...

    ResponderEliminar
  6. http://curia.europa.eu/jcms/upload/docs/application/pdf/2013-09/cp130119en.pdf

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se os passgeiros dos comboios têm direito a compensação mesmo em caso de força maior...resta perguntar o que faz a EDP para impedir ou dificultar os furtos - encolhe os ombros?!

      Eliminar
  7. Aqui à uns anos aconteceu-me o mesmo por causa do tempo e a resposta foi parecida... ao menos são coerentes a "sacudir a água do capote!!"
    É triste...se fosse ao contrário já estavamos a "lerpar" :-/

    ResponderEliminar
  8. olha aqui um de 2012:

    http://www.dgsi.pt/jtrl.nsf/33182fc732316039802565fa00497eec/871aa087ecfc6ea080257b250051f38d?OpenDocument

    ResponderEliminar
  9. Por lei a tensão a entrar em nossas casas tem de ser 230V +-10% ou seja entre 207V e 253V. Tudo o resto é culpa da prestadora de serviços.

    Sugiro este tribunal gratuito sem mais demora

    http://www.arbitragemdeconsumo.org/

    ResponderEliminar
  10. a EDP tem meio para monitorizar em permanência os PTs e agir, desligando-o se demonstradamente necessário! a tecnologia já existe...

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails