quarta-feira, 10 de julho de 2013

Janela Insonorizante que deixa passar o Ar


Quem já não terá desejado deixar a janela aberta para poder desfrutar de uma brisa fresca quanto está demasiado calor... mas de seguida desesperado pelo barulho que vem lá de fora; tornando a opção numa escolha "impossível" entre ficar fresco e enlouquecer com o barulho, ou descansar em silêncio enquanto derrete com temperaturas excessivas? E se fosse possível ter uma janela que deixasse passar o ar, mas ao mesmo tempo bloqueasse o ruído? Sendo o barulho transportado por vibrações no ar, pareceria uma proposta impossível... mas agora torna-se realidade graças a investigadores na Coreia do Sul que criaram uma janela insonorizante que deixa passar o ar.

Embora os cálculos por trás do sistema seja complexos, a implementação acaba por ser bastante simples, com painéis de acrílico nos quais são perfurados alguns orifícios, e cujo efeito prático é a atenuação substancial do ruído do exterior, ao mesmo tempo que permitem a livre passagem de ar. Igualmente interessante é a possibilidade dessa atenuação sonoro poder ser afinada para determinadas frequências - o que permite que, por exemplo, numa casa à beira mar seja possível continuar a ouvir o som do mar, mas reduzir o barulho dos veraneantes ou de obras que estejam a ser feitas nas proximidades.

Com as temperaturas que se têm feito sentir em Portugal, bem que me dava jeito ter umas janelas destas para deixar passar o ar fresco nocturno sem ter que ouvir os carros a passar na via rápida lá ao lado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails