sábado, 22 de junho de 2013

Ponte da Arrábida faz 50 anos


Hoje em dia seria impossível imaginar o Porto e Gaia sem a Ponte da Arrábida a unir as suas margens, mas caso tivessem que fazer a travessia antes de 22 de Junho de 1963, as opções seriam bem mais limitadas. A Ponte da Arrábida celebra hoje o seu 50º aniversário, e faz-nos relembrar e repensar no quanto as coisas mudaram desde então.


No tempo da sua construção a Ponte da Arrábida tinha o maior arco em betão armado do mundo, e na sua inauguração vieram jornalistas de todo o mundo para ver se assistiam a um "desastre". Mas a obra de Edgar  Cardoso aguentou-se... e continua a aguentar-se 50 anos depois, com os seus 614,6m de comprimento, 26,5m de largura, vão de 270m, e 52m de flecha. Originalmente tinha duas faixas de rodagem e duas faixas laterais para peões e ciclistas, mas tendo sido modificada para três faixas de rodagem em cada sentido na década de 90.

Outras das características incomuns eram os seus quatro elevadores que permitiam que as pessoas nas margens à beira-rio pudessem rapidamente subir ao topo da ponto para atravessarem o rio - elevadores que infelizmente se encontram desactivados (nem que fosse apenas para efeitos "turísticos", bem que gostaria de os ver em funcionamento!)

Acima de tudo, temos a grande vantagem de ter conseguido manter a nossa Ponte da Arrábida livre de portagens. :)

1 comentário:

  1. Tirei precisamente ontem uma foto que em plano de fundo aparece a ponte da Arrábida e não imaginava eu que fazia 50 anos :) Bela obra de engenharia portuguesa.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails