quarta-feira, 23 de novembro de 2011

UberFridge - Um Frigorifico com Arduino


Para muitas pessoas, um velho frigorífico poderia ser apenas um grande inconveniente do qual se desejariam ver livres; mas para quem tenha jeito para electrónica e uma apetência especial pela cerveja caseira, eis um projecto que vos irá certamente interessar: o UberFridge.

Trata-se de um sistema que permite controlar a temperatura com uma precisão de 0.1ºC, tornando-se assim na ferramenta ideal para garantir a fermentação da cerveja com o máximo de qualidade - mas cujos elementos poderiam igualmente ser utilizados em 1001 outros projectos.

Este projecto dá uso a um Arduino Nano e a um router Asus WL520GU permitindo que tudo seja controlado e monitorizado via um interface web via WiFi.

Tal como aqui se está a controlar um frigorífico, simplesmente se poderia estar a controlar qualquer outro tipo de equipamento: desde sistemas de rega a sistemas de vigilância, iluminação, outros equipamentos, etc.

 

[obrigado ao Diogo Carvalho]

5 comentários:

  1. Bom dia!

    Comecei a seguir este blog recentemente (cai aqui por uma pesquisa de ip wireless cams) e gosto do que vejo, bons artigos e boas analises!

    Venho lançar aqui um desafio, um desafio que volta e meia me atormenta...o cenário é o seguinte: São 01h00, já estou na cama há 10m e quase a cair em sono profundo, lá fora uns arrepiantes 3º e a mulher pergunta: "Fechaste o portão da garagem?!"

    A minha primeira resposta é "ARRRGGHHHH!", depois tenho de sair de casa e ir espreitar o portão (dado que da janela do quarto não o consigo ver )

    O que utilizarias para determinar a posição do portão (é daqueles basculantes) e que pudesses diagnosticar confortavelmente sem sair de casa?)

    E esta hein?

    Material disponivel: ligacao internet em casa com router wireless da Meo, comando de um botão (ah pois, tivesse 2 botões, um para abrir e outro para fechar tinha isto resolvido), assim nunca sei se estou a abrir ou a fechar a garagem, se for passivel de se monitorizar por snmp posso sempre recorrer a um nagios para recolher a info e uma app para ver no telemovel)

    Obrigado desde já!

    ResponderEliminar
  2. @carekaPT

    Tchii... ora bem... penso que a melhor forma seria usares um sensor magnetico para detectar o portão fechado (estilo aqueles utilizados nos sistemas de alarme para detectar as janelas abertas); e arranjares forma de monitorizar isso dentro de casa - ou via uma dessas centrais de alarme baratas; ou por métodos mais complicados - com arduinos a enviar dados para outro lado, o router, ou PC, etc.

    Ou, em alternativa, instalares uma câmara IP WiFi Low Cost, como a Foscam que por cá se fala bastante; e metes isso a vigiar-te a garagem (mesmo que sendo do lado de dentro a apanhar o portão de entrada.)

    E aí, podes *ver* mesmo se aquilo está aberto ou fechado, a partir de qualquer ponto do mundo - para além de poderes fazer uns timelapse porreiros ;), e registo das entradas saídas, etc.

    ResponderEliminar
  3. Conheço os sensores magnéticos, mas nunca usei...dizes que esses alarmes informam a central do alarme se está aberto ou fechado? é pré-requisito para o alarme armar estarem fechados?

    ResponderEliminar
  4. @Careka

    Isso irá depender do sistema, mas penso que pelo menos deverás ter a informação na consola do alarme se tens as diversas zonas "abertas/fechadas".

    ResponderEliminar
  5. Já confirmei com a empresa que me forneceu o alarme, é possível, basta uma programação na central para detectar o estado do sensor magnético, inclusive o alarme não arma se o sensor estiver em modo 'aberto'!

    Muito obrigado pela dica, pode não parecer nada de especial, mas à luz que desconhecia este pormenor, já ia começar a 'matar a cabeça' à procura de uma solução!

    Mais uma vez, muito obrigado!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails