quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

ERSE quer Contadores Digitais em 2010

Parece que finalmente a EDP terá que se modernizar (finalmente, como quem diz! Isto será só para 2010.)

A Entidade Reguladora dos Serviços de Energia (ERSE)quer que os novos contadores comecem a ser usados a partir de 2010.

Como seria de prever o custo da operação - que envolve a substituição de cerca de seis milhões de contadores - será paga pelos utentes, em "suaves prestações" ao longo de 20 anos nas facturas da electricidade.

Mais uma coisa que não percebo! Não era suposto terem-se acabado as "assinaturas" e alugueres mensais de contadores? Anda o pessoal a pagar uma fortuna mensalmente só pelo aluguer do contador e agora ainda têm o descaramento de vir cobrar mais por uma actualização que já devia ter sido feita (e que está mais que paga!) há anos?

Inicialmente será realizado um teste piloto, com 7500 contadores, para se aferir o seu uso no terreno. Usando o AMM (Advanced Meter Management) como forma de comunicação bidireccional de dados, estes contadores permitirão uma maior economia e melhor gestão da rede eléctrica nacional.

Quando há alguns anos atrás lhes pedi informações sobre estes contadores, mandaram-me às fava e tive que acabar por me desenrascar da melhor maneira.


Actualização: [JN]
A DECO - Associação de Defesa do Consumidor defendeu hoje que devem ser os operadores, neste caso a EDP, a suportar os custos de substituição dos actuais contadores de electricidade, tal como vai acontecer em Espanha.

1 comentário:

  1. em Espanha também vão andar para a frente com isto, ouvi hoje na TSF... só que lá vai ser o estado a pagar!!!

    é que nós somos mesmo um país rico, não tenhas dúvidas!

    o_0

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails