quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Iluminação Automática nos Corredores e Escadas

Quem me conhece sabe bem que sou um "fanático" da iluminação.
Não me refiro a ter a potência de iluminação de um estádio dentro de casa, mas sim a iluminação ambiente agradável e - há que admiti-lo - que dê um pouco de "espectáculo". :)

Se havia algo que me fazia alguma confusão nas casas de "luxo" que conhecia, era a quantidade de interruptores que se encontrava em cada corredor, quartos e salas.
Digam-me o que disserem, não acredito que alguém se consiga entender quando confrontado com um painel com oito interruptores, o que dará origem a um bateria de testes de "acende-apaga" até dar com as luzes pretendidas.

No aspecto da automação das luzes com sensores, desde o início que decidi simplificar ao máximo: Onde é que a iluminação "automática" faz mais sentido?
  • Nas salas, é sempre complicado - pode haver movimento, pode não haver, pode estar-se numa festa ou a ver um filme - tudo situações diferentes que exigem tratamento diferentes.

  • Nas casas de banho, torna-se mais simples - quase sempre é iluminação temporária, que pode ser apagada automaticamente ao fim de algum tempo de inactivadade (salvaguardando o caso de quem gostar de passar algum tempo lá sentado a por a leitura em dia! Ehehe.)

  • Nos corredores e escadas... sem dúvida! Aí está a aplicação perfeita para iluminação automática sem qualquer "contra".

Visto isto, solicitei as devidas alterações na fase do projecto da casa, para que toda a iluminação nos corredores e escadas fosse então controlada por sensores de movimento, dispensando todos os interruptores "visíveis".
(Isto não invalida que possa continuar a comandar as luzes manualmente/remotamente via X10.)

Assim, posso entrar em casa carregado de compras que as luzes acender-se-ão ao longo do caminho (se necessário - uma vez que cada módulo tem um sensor de luminosidade). Subir e descer as escadas dispensa também o uso de interruptores. E obviamente, acabaram-se os esquecimentos, que deixariam as luzes acesas por periodos intermináveis de tempo.

Mas... isto por si só não seria motivo para um post. Então... qual o segredo?

O segredo está nos detalhes.

Uma das coisas mais irritantes na iluminação automática é quando, por algum motivo, se fica parado num corredor (por ex. a falar com alguém) e a luz subitamente se apaga, originando o tradicional "bater de asas abanar de braços".
Ora isto não era coisa que eu estava disposto a aturar, e procurei resolver da melhor forma.

(Algo que só foi possível quando encontrei os tais módulos X10 programáveis à medida.)

Para resolver a questão do desligar abrupto, implementei um fade out longo, que vai baixando a intensidade muito lentamente ao longo de 1 minuto. Isso permite que se note a quebra de luminosidade antes que fique completamente escuro, e movimentando-se, a iluminacao volta ao nivel "normal" com um fade in rápido.

A outra questão tem a ver com a actividade nocturna. Quem se levantar à 01h da manhã para ir buscar algo à cozinha, ou passar em qualquer sítio com a iluminação automática, arrisca-se a levar com toda aquela iluminação nos olhos - complicando o acto de voltar a adormecer sossegado.
Portanto, implementei um modo nocturno que, quando activado (normalmente por uma macro "modo nocturno",) limita a intensidade de todos esses módulos a apenas 40% da intensidade.
Os fade in/outs continuam a ser usados, mas o limite de luminosidade máxima fica limitado a um valor programado.

Obviamente, há muito mais que se pode fazer: se alguém tocar à campainha durante o modo nocturno, podemos fazer com que os niveis voltam à potencia máxima... ou em caso de alarme... as possibilidades são infinitas.

5 comentários:

  1. eia, não sabia que tinhas essas macros activadas! Cool :D

    ResponderEliminar
  2. Viva!
    Eu sei que estou a desenterrar bem lá do fundo este tópico, mas tenho andado a devorar o teu blog :D
    Diz-me: que módulos programáveis são esses? Onde os posso encontrar? E que IDEs/linguagem usam?

    Obrigado.
    UnWired

    ResponderEliminar
  3. Ora essa, desenterra estas coisas à vontade! :)

    Estes módulos são uns módulos "custom-made" baseados em X10, mas que foram programados à medida para efectuarem estas funções.
    Foram-me enviados por um colega especialista em electrónica, e eu apenas alterei o firmware a meu gosto.

    Na altura, havia outros módulos X10 com tempos de fade programáveis, mas estavam apenas disponíveis para o mercado americano (110V.)

    Actualmente, existem vários módulos que anunciam capacidades avançadas que eventualmente poderão permitir fazer o mesmo.
    Infelizmente, não tenho acompanhado isso tão de perto que te possa dizer se sim, ou quais (o tempo não dá para tudo. :(

    Sei que há de certeza um módulo Zigbee que tinha uma função de fade out muito lento, que eventualmente se poderia usar nestas situações.

    A programação também foi feita "à medida" em VB.

    (A vantagem de usar módulos standard é que depois serão suportados pelos softwares já existentes.)

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pela resposta. De facto, os módulos standard embora suportem já software existente, pecam, muitas vezes pela falta de personalização. Pessoalmente, até prefiro os "custom-made" como refere, porque gosto da parte de "tayloring" à minha medida.

    Penso que terei de investigar algo que me permita um nível de personalização elevado.

    (ou seja, lá vou abrir a caixa dos microcontroladores... hehehe)

    :)

    ResponderEliminar
  5. Quem estiver à vontade nas electrónicas, não deverá ter grandes dificuldades em mexer naquilo (eu sou mais do lado do "soft"! :)

    Há bastantes exemplos na net de como fazer receptores X10 usando PICs.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails