segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Neato deixa aspiradores limitados ao modo manual

Os aspiradores robot da Neato perdem o acesso via a app e só poderão ser controlados manualmente.

Relembrando os riscos dos smart devices actuais, cujas capacidades smart estão muitas vezes dependentes de serviços na cloud que podem encerrar a qualquer momento, temos mais um caso que afecta aspiradores robot. Dois anos depois de encerrar operações, a Neato Robotics vai desligar a sua plataforma cloud, deixando os seus aspiradores robot incapazes de se ligar à app MyNeato. Os utilizadores começaram a receber emails a informar que o suporte remoto será descontinuado, o que significa que as rotinas automatizadas e o controlo à distância deixam de funcionar.

Com esta mudança, os aspiradores robot Neato passam a funcionar apenas em modo manual, o que limita significativamente a experiência. Já não será possível agendar limpezas, definir zonas ou gerir o aspirador através do smartphone - apenas ligar e usar localmente, tendo que se carregar manualmente no botão dos próprios aspiradores.
Para angustiar ainda mais os clientes, a empresa-mãe, Vorwerk, que adquiriu a Neato em 2017, tinha prometido manter os servidores activos por cinco anos após o encerramento da marca, mas decidiu antecipar o fim do serviço. Em comunicado, a empresa justificou a decisão com "a evolução das normas de cibersegurança e de conformidade", dizendo que já não é possível manter os sistemas antigos de forma "segura e sustentável".

Não deixa de ser algo irónico que as gerações actuais possam continuar a usar aspiradores que pertenceram aos seus avôs e bisavôs, mas que os produtos que compram hoje em dia se arriscam a ficar inutilizados ou severamente limitados em poucos anos. E nem vamos falar dos casos dos colchões e camas inteligentes, que se arriscam a ficar encravados se falhar a internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails