A Radiant diz que irá demonstrar o seu Microreactor nuclear Kaleidos em 2026.
A geração de energia nuclear é um tópico sensível mas, com as necessidades crescentes de energia para alimentar os data centers AI, muitos dizem que se torna inevitável recorrer a ela - pelo menos até que a tão aguardada fusão nuclear venha resolver todos os problemas.
O Kaleidos da Radiant é um microreactor nuclear, do tamanho de um contentor, portátil, com zero emissões, e que se assume como uma solução eficiente para gerar energia em qualquer parte do mundo, durante anos, sem preocupações. A empresa diz que o sistema é totalmente seguro e dispensa qualquer necessidade de infraestrutura, sendo basicamente de "pousar e ligar". Só após cinco anos de utilização é que tem que regressar à fábrica para ser reabastecido, podendo fazê-lo por quatro vezes, resultando numa vida útil de 20 anos.
Este micro-reactor pode gerar 1 MW, e mais alguns MW de energia térmica, e tem agendada para 2026 a primeira demonstração de funcionamento real - que diz ser o primeiro teste de um novo reactor nuclear comercial em mais de 50 anos.
Com as promessas da fusão nuclear a serem sempre para "a próxima década", esperemos que neste caso não haja atrasos e que este Kaleidos seja realmente tudo aquilo que a Radiant anuncia.
quarta-feira, 27 de agosto de 2025
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário